×

Alagoas

Começaram nesta segunda-feira matrículas da rede pública estadual

As matrículas da rede pública estadual começaram nesta segunda-feira (19) com a renovação de vagas dos alunos que já estudam nas escolas estaduais e continuarão no próximo ano letivo. Para isso, os pais ou responsáveis deverão procurar as unidades de ensino para confirmar a renovação.

“O aluno que não renovar a matrícula corre o risco de perder a vaga na rede pública. Para renovação, basta apenas o comparecimento dos pais à unidade de ensino para atualizar os dados do aluno e verificar se há pendências de documentos. Caso esteja tudo certo, é assinado o formulário e automaticamente a matrícula é renovada. É um processo simples e rápido”, explicou Maridalva Campos, diretora de Apoio à Gestão Escolar.

A renovação é a primeira fase das matrículas da rede estadual de 2012 e deverá ser feita em todo o Estado. Tanto quem mora na capital quanto no interior tem até sexta-feira (23), para garantir a manutenção da sua vaga na rede pública.

No decreto que institui a renovação, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, fica determinado ainda que as escolas encaminhem para os respectivos conselhos tutelares a lista de estudantes menores de idade que não renovaram suas matrículas. “Esta é uma forma que temos de integrar todas as instituições envolvidas com os direitos da criança e do adolescente na vida escolar dos estudantes. Cada conselho terá como acompanhar a família destes alunos que não renovaram suas matrículas”, acrescentou Maridalva Campos.

Novatos

Uma novidade este ano é a matrícula on line para alunos novatos residentes na capital. Com isso, as famosas filas e peregrinações na madrugada na porta das escolas estão com os dias contados.

“Com a matrícula on line, os pais, estudantes ou responsáveis poderão garantir uma vaga nas escolas da rede estadual que estão localizadas em Maceió por meio de qualquer computador ou dispositivo conectado à internet”, explicou Jaques junior, Coordenador Especial de Tecnologia e Informática.

Esta segunda fase das matrículas – chamada de pré-matrícula – é voltada apenas para alunos novatos de Maceió, ou seja, aqueles estudantes que vêm de outra rede (particular ou municipal), quem deixou de estudar e está retomando os estudos ou para alunos da rede estadual que irão mudar de unidade de ensino – ou porque sua escola não oferece a modalidade para a qual ele foi aprovado ou porque ele quer mudar de escola.

“Durante esta semana estamos capacitando técnicos e inspetores da Educação para auxiliar as famílias neste processo novo. Não é a escola quem fará a matrícula, mas o próprio estudante ou responsável”, reforçou Maridalva.