A partir deste sábado, 18, a praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati (CE), será sede de um dos principais festivais de cinema do País: o Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada – CURTA CANOA, que chega a sua sexta edição. Durante oito dias, serão exibidos mais de 64 filmes, no telão fixo instalado no Polo de Lazer.
A solenidade de abertura começa por volta das 18 horas com o cortejo cultural Canoa Criança pelas ruas da comunidade. Logo depois, às 18h30, haverá uma retrospectiva do Curta Canoa, na praça. Nesta noite, às 19h, a empresária Lúcia Sena, farmacêutica e dona da principal farmácia da cidade de Aracati, será homenageada por sua visão de mulher empreendedora da Região.
Em seguida, às 19h30, acontece a exibição especial do filme Porque as Coisas São Assim, da roteirista, diretora e produtora Michelline Helena, que atualmente coordena o Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, em Fortaleza-CE.
A programação desta noite de sábado se encerra com o lançamento do Canoa Faz Cinema, um projeto criado e coordenado pela Associação Cultural Aculca e Movimento Cultural Juventude Canoa (MJC). São dez filmes produzidos por cerca de 30 jovens, que há seis meses integram o projeto, mostrando a realidade dos moradores de Canoa Quebrada.
A realização é da J. A. Lima Produções, com patrocínio do BNB, COELCE e FAZAUTO. Apoio Cultural: CTAV – Centro Técnico Audiovisual, SEBRAE/CE, ISACC, Prefeitura Municipal de Aracati e Asdecq.
SERVIÇO:
6º Festival Latino-Americano de Curta-Metragem de Canoa Quebrada – CURTA CANOA – De 18 a 25/09 em Canoa Quebrada, Aracati/CE. Info.: (85) 3251.1105 / 9635.3880.
PROGRAMAÇÃO DE HOJE (SÁBADO, 18)
8h às 18h – Continuação da Oficina de Roteiro (Local: Auditório da ASDECQ)
18h – Cortejo Cultural Canoa Criança (Local: Ruas de Canoa Quebrada)
18h30 – Retrospectiva do Curta Canoa (Local: Polo de Lazer)
19h – Homenagem a Lúcia Sena, de Aracati
19h30 – Exibição especial do filme Porque as Coisas São Assim, de Michelline Helena
19h40h – Lançamento do projeto Canoa Faz Cinema.
Porque as Coisas São Assim, de Michelline Helena
Ficção. 2010, 10′ – Cor – 35mm. Sinopse: Diante do inevitável, um pai tenta explicar para a filha o tênue limite entre o desejo e a realidade, o certo e o errado; o mundo real onde tudo se mistura e onde todas as coisas são apenas o que são.