Idealizado num formato multicultural, onde a moda é o principal eixo de conexão com palestras, workshops de moda, desfiles de tendências, filmes, djs e atrações circenses – a 9ª edição do Festival do Jeans de Toritama acontecerá de 14 a 18 de maio no Parque das Feiras de Toritama (PE). O evento é realizado pela ACIT – Associação Comercial das Indústrias de Toritama, executado e coordenado pela Primeiro Plano Eventos Coorporativos e aguarda por 100 mil visitantes.
Luciano Cavalcanti, presidente da ACIT conta que haverá a participação de 30 marcas pernambucanas no Festival, que apresentarão em tendas climatizadas, sala de desfiles, showroom e telões de projeção distribuídos em 1.300 metros as criações desenvolvidas no Pólo do Agreste. Num cenário circense, a inspiração gira em torno da exaltação do Movimento Armorial – um capítulo da cultura brasileira que exalta o movimento iniciado em 1970 pelo romancista e dramaturgo Ariano Suassuna.
“Partimos do legado Armorial como um marco na construção da identidade da Moda Pernambucana para estimular novas avaliações sobre sua influencia para a produção contemporânea. O Festival do Jeans de Toritama apresenta-se como perfeito laboratório para análise das influencias populares e globalização de comportamentos através da sua produção.”, conta Leopoldo Nóbrega, consultor e designer que integra a equipe de planejamento e execução do Festival do Jeans.
Sobre Toritama – Pólo do Agreste
A cidade de Toritama é o segundo maior pólo de confecção do Brasil e possui mais de 12 mil indústrias. Durante o Festival do Jeans de Toritama a cidade irá apresentar as tendências jeanswear e discutir suas relações de identidade como valor agregado e novas tecnologias.
O pólo de confecções do agreste de Pernambuco, formado pelas cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, é exemplo de empreendedorismo de sucesso com grande impacto na economia local e na geração de emprego, respondendo, entre empresas formais e informais por 13% da produção nacional do setor, com faturamento de R$ 1,7 milhão, o que representa 3% do faturamento da indústria de confecções no País.
Em sua nona edição, o Festival do Jeans assume um novo formato. Luciano Cavalcanti, presidente da ACIT, entidade realizadora do evento, afirma que é fundamental entender a moda como um fenômeno de relacionamentos. “Temos que fortalecer nossa identidade cultural despertando o desejo nas pessoas. Contar estórias e emocionar o mundo. Dessa forma estimulamos uma moda autoral, conectada com o mercado estimulando uma produção nacional de valor agregado e referências fortes” afirma.
Programação Oficial
14 de maio
19h – Abertura Oficial c/ PERFORMANCE CIRCENSE
20h – Cerimônia de abertura
20h30min – DESFILE DE ABERTURA – CONCEITUAL com o show de Antúlio Madureira
21h – Coquetel Volante e show de Rabeca na área de conivência
21h30min – Recital de cordel
22h30min – Som ambiente – DJ convidado
15 de maio
10h – BLOCO DE DESFILES (A)
10h30min – Apresentação de repentistas
11h – Desfiles
14h – PALESTRA DE TENDÊNCIAS (Guia Jeanswear)
16h – BLOCO DE DESFILES (B)
17h – Exibição de cinema
17h30min – Apresentação de repentistas
19h – Show de Caapora – PE
20h30min – Show de Thera Blue – SP
22h – Eletro PE (Dj convidado)
16 de maio
10h – Abertura das tendas
10h30min – Apresentação de emboladores
11h – BLOCO DE DESFILES (C)
14h – Palestra – Comunicação Digital na Moda
16h – BLOCO DE DESFILES (D)
17h30min – Apresentação de emboladores
19h – Show Almério e banda
20h30min – Show do Fim de Feira
22h – Eletro PE (Dj convidado)
17 de maio
6h – ABERTURA DA TRADICIONAL FEIRA DO JEANS
10h – BLOCO DE DESFILES (E)
15h – Apresentação do Grupo GRIAL de Dança
17h – Projeção de filme / moda / doc.
18h – GRANDE CIRCO: show circense
20h:30min – Apresentação do filme: O Auto da Compadecida / Ariano Suassuna
18 de maio
6h – FEIRA DO JEANS
9h – WORKSHOP DE MODELAGEM – Câmara dos Profissionais da Moda
14:20h – Palestra: Novas tecnologias: A moda x meio ambiente – corantes e processos de tingimento (lavanderias)