Alagoas se prepara para colocar em prática mais uma estratégia contra a gripe A. Começa nesta segunda-feira, 8, a vacinação contra a Gripe A (influenza H1N1), estendendo-se até o dia 21 de maio.
A secretária-adjunta de Estado da Saúde, Júlia Levino, destacou a importância da parceria do Estado com os municípios para o sucesso da vacinação, que será realizada por etapas. “Esta é uma ação que será concretizada com o envolvimento das três esferas de governo e o secretário, Herbert Motta, já garantiu total apoio aos municípios para todas as etapas da vacinação”, afirmou.
O coordenador de Comunicação da Sesau, Júlio Cezar, explicou como vai funcionar a estratégia de mídia determinada pelo Ministério da Saúde (MS) para ser desenvolvida pelo Estado e pelos municípios; e apresentou os materiais de comunicação produzidos pelo MS, a exemplo de banner, cartaz e jingle que serão distribuídos nos municípios para a divulgação da campanha. “A mídia televisiva e o rádio esclarecerão o cronograma de vacinação e ressaltarão a importância da prevenção”, disse.
Júlio Cezar ressaltou que a divulgação das medidas de controle da doença é fundamental, e por isso, é necessário o envolvimento não só dos profissionais de saúde e das instituições públicas de saúde, como também da população em geral. “A comunicação é uma ferramenta importante para atingir a meta da vacinação”, lembrou.
A gerente do Programa Estadual de Imunizações, Leila Moraes, abordou as estratégias de vacinação contra a gripe A e informou que as vacinas e as seringas já foram distribuídas para as Centrais Regionais de Armazenagem e Distribuição Imunológica (Creadis). A meta determinada pelo MS é vacinar 1.485.368 milhão de alagoanos durante toda a campanha, que seguirá o cronograma estabelecido pelo Ministério.
Calendário – De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), a primeira fase da vacina, que vai acontecer de 8 a 19 março, será destinada aos trabalhadores de saúde e à população indígena. A segunda etapa será realizada entre 22 de março a 2 de abril e abrangerá grávidas, que vão poder se vacinar até a última etapa, assim como pessoas com problemas crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos.
Jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de vacinação de 5 a 23 de abril. De 24 de abril a 7 de maio, idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas receberão doses da vacina. O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação para pessoas de 30 a 39 anos, que deverá ocorrer de 10 a 21 de maio.