Os responsáveis pela frequência dos beneficiários pelo Programa Bolsa Família (PBF) precisam ficar atentos, o formulário já está disponível no sistema de acompanhamento do programa, impresso e preenchido com os dados dos estudantes. O envio das informações deverá ser feito entre os dias 2 e 30 de agosto.
A coordenadora estadual do PBF, pela Secretaria de Educação da Educação e do Esporte (SEE), Maria de Fátima Alves Filgueira, alerta as escolas que SEE irá retomar a tarefa de averiguar a presença dos alunos em sala de aula.
De acordo com a coordenadora Fátima Filgueira, as escolas que emitirem dados em última hora acarretarão transtornos como o congestionamento do sistema. “O município que não encaminhar a frequência pode perder o beneficio”.
Segundo a coordenadora, a importância de se cumprir os prazos é para evitar prejuízos aos municípios e às famílias.
Ao assinar o termo de adesão “Compromisso Todos pela Educação”, os prefeitos e secretários municipais de Educação se comprometem a enviar periodicamente as informações sobre a constância escolar dos beneficiários do programa.
Ainda segundo a coordenadora, nos municípios atingidos pelas recentes chuvas, o sistema prevê a falta, vista como fator que impede o deslocamento até a escola. “O responsável deve informar ao MEC este motivo”, salienta Maria de Fátima Filgueira.
“É imprescindível o máximo de atenção no acompanhamento dos jovens favorecidos pelo Bolsa Família. Ele é importante instrumento de incentivo à permanência e progressão escolar de crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social”, finaliza Fátima Filgueira.