O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, convida gestores da área de Tecnologia da Informação das secretarias estaduais e órgãos vinculados para uma reunião, nesta segunda-feira, 17, às 10h, no auditório da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas).
O encontro visa apresentar o sistema de informação de software e hardware desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) que fará um levantamento do que existe no Governo do Estado em aquisições, contratos e serviços de software e hardware. O sistema criado faz parte do Programa Alagoas Digital.
A secretaria fará um cadastro dos gestores de tecnologia da informação para que eles acessem o sistema e alimentem com informações que vão gerar um banco de dados. Segundo Pablo Viana, “esse conjunto de informações vai embasar várias tomadas de decisão e permitirá que o Governo do Estado otimize recursos e aproveite da melhor forma a potencialidade do que já existe dentro da T.I. [Tecnologia da Informação] nos diversos órgãos públicos”.
De acordo com o secretário, no momento que o levantamento apresentar o que existe em cada secretaria, é possível avaliar o que poder ser ampliado para outros órgãos sem necessariamente gerar novas aquisições e custos para o Estado.
Alagoas Digital
O Programa Alagoas Digital visa modernizar os serviços públicos e dar maior transparência a ações por meio da utilização de novas tecnologias que agreguem melhorias para o atendimento à população ao mesmo tempo em que otimiza recursos públicos e viabiliza novos serviços.
O programa tem várias etapas de implantação, dentre elas a da implantação do sistema de informação de software e hardware desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação.
