×

Maceió

Comdec se mantém de prontidão por conta das fortes chuvas em Maceió

A chuva forte que caiu durante a madrugada da sexta-feira (20) causou deslizamentos de terra em áreas de risco e pontos de alagamento na capital. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou sete ocorrências durante a noite. Da meia-noite até as 6h, choveu 75,2 milímetros, o suficiente para causar alguns estragos em Maceió.

Na Avenida Leste Oeste, muito lixo e um pouco de terra deslizaram de uma encosta às margens da pista, deixando o trânsito lento na região durante boa parte da manhã da sexta-feira. Também foi registrado deslizamento de barreira no Mutange.

Em Piabas e no Conjunto Antares, a Defesa Civil registrou pontos críticos de alagamento. No Farol e no Conjunto Divaldo Suruagy, foram as rachaduras nas residências que tiraram o sono dos moradores.

A Defesa Civil tem acompanhado com mais intensidade a ocupação das áreas de risco de Maceió desde o ano passado, muito antes da chegada do verão, quando as fortes chuvas costumam causar estragos de maior proporção na capital.

De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil em Maceió, coronel Antônio Campos de Almeida, no ano passado, foi feita uma reunião com objetivo de capacitar os Nudecs para a melhora da percepção de risco nas comunidades em áreas vulneráveis. “Nossa intenção foi compartilhamento de responsabilidades com objetivo de surtir efeito nestes momentos”, disse o coronel, enfatizando a importância da parceria entre a população e a Prefeitura na prevenção dos desastres naturais.

Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil, o Programa de Alerta ePreparação de Comunidade para Emergência Natural Local (Apen) identifica a existência de quatro atores que necessitam ser integrados e harmonizados entre si: comunidade, órgãos públicos,natureza e cenário vulnerável. “Este último, quando enfrenta o período de chuvas pode apresentar cinco ocorrências de desastres: inundações, deslizamentos, erosões, alagamentos e solapamentos”, explicou o coronel Almeida.

Nudecs

A Comdec conta com o apoio dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs) para fazer esse trabalho. Os Nudecs são formados por moradores das próprias comunidades de risco de Maceió. A maioria é composta por lideranças comunitárias, o que facilita a interação entre a Defesa Civil e a população.

São os Nudecs que orientam a população para não ocupar áreas mais críticas e que potencialmente podem deslizar terra no caso de uma chuva forte. Além dos voluntários, a Prefeitura de Maceió também faz um trabalho constante de limpeza dos canais e galerias de águas pluviais da capital.