A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió (Comdec) vai mobilizar todo o efetivo na próxima semana para participar de mais uma edição do simulado de evasão do Programa Apell (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais), no Pontal da Barra. O simulado ocorre no dia 18 de janeiro, às 9 horas da manhã, e deve mobilizar, além da Comdec, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros.
Os últimos detalhes para a realização do simulado foram discutidos ontem, durante uma reunião realizada na sede da Braskem. Na reunião, ficou definido que a Defesa Civil da capital vai atuar no trevo de acesso ao Pólo de Marechal, juntamente com a Defesa Civil do município de Marechal Deodoro.
A simulação de evacuação é necessária porque, na região do Pontal da Barra, está instalada uma unidade da petroquímica Braskem. Este ano, o simulado foi estendido até uma parte do Litoral Sul, para incluir o trecho da tubovia de gás natural.
O objetivo é garantir à comunidade e ao meio ambiente daquela região as condições de segurança e proteção em caso de acidente que justifique a mobilização dos órgãos públicos e privados na orientação, monitoramento e evasão das pessoas localizadas na área de influência. O Pontal da Barra é cortado por dutos da Transpetro e da Algás.
O Apell é um exercício criado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a proposta de auxiliar governos, visando minimizar causas e efeitos de acidentes industriais. O Apell foi implantado em Alagoas no ano de 1993, através do decreto governamental nº. 35.748. Em 31 de julho de 2000, a lei nº. 6.171 integrou o programa ao Sistema Estadual de Defesa Civil. Cinco meses mais tarde, o decreto nº. 38.652 regulamentou o Apell.
