×

Alagoas

Comcopa trabalha para que Alagoas atraia seleções em 2014

Reunião do Comcopa sobre trabalhos realizados em Alagoas

O Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas) se reuniu, nesta segunda-feira (25), para avaliar as ações realizadas no Estado. O Comitê está em ritmo acelerado de trabalhos de finalização dos projetos para que Maceió, cidade escolhida como Centro de Treinamento de Seleções (CTS), atenda todos os requisitos e atraia equipes que disputarão a copa de 2014.

Dentre os Estados escolhidos como CTS, apenas três estão no Nordeste, sendo dois CTS na Bahia, um no Maranhão, e um em Alagoas. Em Maceió, o estádio Rei Pelé foi oficialmente selecionado pela Fifa. “A nossa cidade tem todas as qualidades para ser escolhida pelas próprias seleções. Estamos empenhados, fazendo pesquisas e nos aprofundando nos projetos já existentes”, falou o secretário Municipal de Esportes e Lazer de Maceió, Pedro Vilela.

No ultimo mês, membros do comitê foram a São Paulo para visitar os centros de treinamento dos clubes do Corinthians e do São Paulo, como exemplo a ser implantado em Alagoas. A intervenção mais complexa a ser realizada no Rei Pelé é a piscina para fisioterapia e recuperação de atletas, pois possuirá uma estrutura idêntica ao CT do Corinthians. No entanto, espera-se que tenha um tempo de execução de 30 dias.

Para as obras geradas em decorrência da Copa do Mundo de 2014, três editais foram criados. Destes, dois são referentes à construção do vestiário e do centro médico e de fisioterapia e estão em fase de fechamento para, nos próximos dias, passar para a fase interna de licitação. O terceiro edital, já em praça, trata-se da construção do Memorial Rainha Marta, espaço que trará um acervo da jogadora de futebol alagoana eleita por cinco vezes consecutivas a melhor do mundo.

Um outro ponto debatido na reunião foi em relação ao gramado do estádio Rei Pelé. “Teremos uma dedicação especial ao gramado para sua recuperação e adotaremos medidas para melhor utilização do mesmo, garantindo que, em 2014, ele esteja em perfeitas condições para os treinamentos. Nossa meta é estar dentro dos padrões mundiais para atrair as seleções”, afirma o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado.