×

Alagoas

Combate à exploração sexual: tema é abordado pelo 8º BPM durante palestra em escola

Ação visa conscientizar sobre a gravidade da violência

Policiais militares que integram o projeto social “Somos Anjos”, do 8º BPM, ministraram, na manhã desta terça-feira, 31, uma palestra para crianças e adolescentes do da Escola Luigi Barreto, no Cruzeiro do Sul, com o tema: “Enfrentamento e combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes”. Na ocasião foram exibidos vários vídeos e slides para que o tema tenha uma maior abrangência e as pessoas saibam as formas de enfrentamento deste tipo de violência.

A ação visa conscientizar sobre a gravidade da violência sexual, e a importância de participar da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, ensinando-lhes as principais formas de proteção e de como denunciar os possíveis agressores.

A palestra foi ministrada pelos sargentos Samuel Barboza e Josenildo Ferreira, ambos já trabalham com temas voltados para a infância e adolescência na culminância do projeto “Somos Anjos” desenvolvido pelo batalhão nas cidades que integram sua área circunscricional. Na ocasião, estiveram presentes, além dos alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, alguns pais, e os Conselheiros Tutelares Marcos e Morgana.

Para o sargento Samuel é preciso romper com o pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração sexual. E reforçou a importância da denúncia como sendo a principal ferramenta para elucidação do problema.

Ao final da palestra uma aluna relatou a sua professora que estava passando por uma situação envolvendo outro colega da escola. A criança denunciada foi ouvida pela equipe do 8º BPM, juntamente com a escola, e relatou detalhes de sua vida que merecem atenção. O caso foi remetido ao Conselho Tutelar para as providências cabíveis.

Denúncia sobre abuso sexual

O serviço é ofertado gratuitamente através do “Disque 100” – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – bem como pelo Disque Denúncia, no número “181”, que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas.

Além dos Conselhos Tutelares, Varas da Infância e da Juventude, Ministério Público, as Polícias Militar e Civil, instituições que integram a SSP, também trabalham na prevenção, repressão e no combate a violência sexual.