A Diretoria de Vigilância em Saúde de Maceió (DVS) dá início nesta quinta-feira (2), através do Programa de Combate à Dengue, à intensificação de ações de controle de focos do mosquito Aedes aegypti em áreas da capital identificadas como de alto risco para a ocorrência de casos da doença. Atualmente, a Dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Conforme projeção do Ministério da Saúde, com a temporada de chuvas, os riscos de surtos da doença serão ainda maiores em 2010 e 2011.
O ponto de partida para o combate ao mosquito transmissor acontece a partir das 8h30, no corredor Vera Arruda, próximo ao Colégio Anchieta, na Jatiúca, com a presença do secretários de Saúde Adeílson Loureiro (Maceió) e Herbert Motta (Estado).
“Apesar de todos os esforços dos agentes de saúde do município, a população ainda continua deixando a desejar nos cuidados com depósitos de água em suas residências, contribuindo para a proliferação dos focos do mosquito”, afirmou o diretor da DVS, Carlos Eduardo da Silva.
A ação será realizada paralelamente nos bairros que apresentam os maiores índices de incidência da doença na cidade – Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Jatiúca, Jacintinho, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Poço, Bom Parto, Farol, Ponta Grossa, Santa Amélia e Pinheiro – mobilizando 330 profissionais de saúde, entre agentes de saúde, supervisores e pessoal de apoio. A verificação das áreas identificadas como de alto risco envolverá a inspeção de um total de 136.926 imóveis. Todos os criadouros encontrados serão tratados com larvicida.
Do início do ano até o final de novembro, Maceió registrou a notificação de 20.223 casos.