As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no município de Rio Largo, serão intensificadas a partir da próxima segunda-feira (7). A programação foi definida em reunião ocorrida nesta quarta-feira (2), na Secretaria de Saúde do município, com a presença dos técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e da secretária interina de Saúde de Rio Largo, Hilzonete de Abreu Araújo.
O trabalho vai ser iniciado às 8h, priorizando a área rural, como usinas, fazendas e povoados com ações educativas, visitas domiciliares para tratamento e eliminação de possíveis criadouros, mas também serão intensificadas ações na área urbana do município. Segundo informou o técnico da Divep, José Aparecido Vicente, o governo do Estado, por meio da Sesau, vai dar todo suporte no desenvolvimento das ações para que o município possa dar sequência ao trabalho de forma organizada.
De acordo com último levantamento feito pelos técnicos da Sesau, o índice predial de infestação do mosquito Aedes aegypti em Rio Largo é de 2.07%, considerado alto, conforme informou Wilson Teixeira, da Sesau, já que o Ministério da Saúde preconiza como suportável um índice de até 1%.
Rio Largo é um dos municípios estratégicos no Plano de Combate à Dengue em Alagoas, realizado pela Sesau. O município está entre os 24 classificados como Risco Muito Alto. Ou seja, aqueles que apresentam maior vulnerabilidade para ocorrência de epidemia de dengue. Também participaram da reunião, técnicos do município que atuam nas coordenações de Saúde, Endemias, Promoção à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Campo.
