
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta terça-feira, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue, uma série de visitas a 195 domicílios nos bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Jacintinho, Vergel do Lago e Bebedouro, que têm estado constantemente fechados, dificultando o trabalho de combate à proliferação da doença.
As visitas forçadas, que serão realizadas diariamente, das 8 às 17 horas, até o próximo dia 16, são o principal enfoque do Plano de Intensificação de Combate à Dengue da SMS. Para realizar o trabalho, foram montadas três equipes, cada uma com três agentes de combate às endemias, dois policiais militares, dois garis, um chaveiro e um supervisor de endemias, que vão percorrer os imóveis para identificar e combater os focos do mosquito.
O coordenador do Programa Municipal de Controle de Dengue, Paulo Carvalho, explicou que os chaveiros foram acionados para abrir os imóveis fechados ou abandonados, cujos proprietários não foram encontrados. “Nós solicitamos também a presença de policiais militares porque em muitas residências as equipes encontraram usuários de drogas e sem-teto. Os garis também desempenham papel importante, já que realizam a limpeza de possíveis criadouros”, disse Carvalho.
A supervisora de endemias, Eva Honorato destaca que as ‘visitas forçadas’ são uma resposta às solicitações da população que vem trabalhando no combate ao mosquito da dengue. “Muitos moradores reclamam que realizam o acompanhamento e combate indicado, mas que na vizinhança existem casas fechadas ou abandonadas que representam perigo”, enfatiza.
Dados – De acordo com o Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAs), o índice de infestação predial por Aedes aegypti em Maceió está em 1,5%, considerado médio risco, entretanto os bairros de Jatiúca, Mangabeiras e Ponta Verde, apresentam um índice de infestação predial de 3,7% e o Jacintinho de 3,0%, caracterizando-os como área de alto risco para transmissão de dengue.
Já a incidência acumulada de casos de dengue notificada em 2010, nos bairros de Bebedouro e Vergel do Lago, caracteriza-se, respectivamente, por alto e médio risco para transmissão de dengue.
Caso algum proprietário de imóvel deseje agendar a visita é só ligar para 3315.5457 / 3315.5455 / ou 0800 284 8189.