×

Policial

Comando de Policiamento do Interior discute metas para 2011

Reunião discutiu novas estratégias para policiamento

O Comandante do Policiamento do Interior, coronel Luiz Bugarin, realizou nesta quarta-feira (19), uma reunião com os comandantes de unidades e subunidades da área do CPI, com o objetivo de discutir as novas estratégias para policiamento na região em 2011.

Foi apresentado inicialmente pelo tenente coronel Eduardo Lucena, um diagnóstico dos crimes de maior incidência ocorridos nos últimos anos, comparado aos dados do ano de 2010 e ainda os pontos vitais para a sobrevivência de uma corporação entre eles a qualificação profissional dos integrantes da corporação, o estudo criminológico com o mapeamento de zonas de perigo, a implantação de uma cultura para administração estratégica e a gestão por resultados.

Para a definição do mapa de crimes no interior, foi colocada em questão a implantação do PORP- Policiamento Orientado à Resolução do Problema, que visa estudar o crime, definindo ações baseada nos dados apurados. O PORP deverá responder as seguintes questões sobre o crime: O quê? Onde? Como? Quando? Quem é a vítima? Quem pratica o crime?Com o que pratica? Por que ocorre?.

“Estamos trabalhando também em parceria com a UFAL, para traçar o perfil de crimes de cada unidade operacional desde 2005 com o 4º Batalhão, que vem coletando e repassando os arquivos de boletins de ocorrência para os estudantes que analisam os dados. Tudo isto é para que possamos trabalhar a redução dos índices de criminalidade no interior, o que acredito que estamos conseguindo” acrescentou o tenente coronel Eduardo Lucena.

Num segundo momento, foram apresentadas aos comandantes de unidades quais os maiores problemas enfrentados pelas diretorias do CPI, em relação aos dados repassados e quais as maneiras de solucioná-los.

“Devemos trabalhar em prol da diminuição de crimes, em especial homicídios, no interior e para isso precisamos trabalhar em conjunto, com dados concretos e precisos.”, frisou o coronel Luiz Bugarin.

O primeiro trimestre de 2011 definirá oficialmente, quais metas e prazos serão estabelecidas aos demais meses do ano para diminuição dos índices de criminalidade na área do CPI.