×

Policial

Comando de Policiamento da Capital tem novo comandante

Tenente-coronel Mário da Hora passou o cargo para o tenente-coronel Gilmar Batinga

O tenente-coronel Gilmar Batinga assumiu, nesta quinta-feira (02), no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, o Comando de Policiamento da Capital (CPC). Ele assumiu a função no lugar do tenente-coronel Mário da Hora, que estava no cargo há pouco mais de um ano.

O comandante-geral da PM, coronel Dário César falou que o momento é de ter o apoio da tropa. “O nosso objetivo à frente da corporação é reorganizar a atuação operacional da PM. Para isso, vamos observar locais e horários onde é mais necessária a presença da Polícia Militar, distribuindo estrategicamente o policiamento ostensivo. É um novo momento vivido pela corporação, que deve refletir efetivamente em segurança para a sociedade”, frisou.

Dário César, que assumiu a corporação há uma semana, agradeceu o trabalho desempenhado pelo tenente-coronel Mário e aproveitou o primeiro contato com os comandantes de unidades para explicar sua linha de comando.

Já o novo comandante do CPC destacou que serão mantidas as operações semanais com o apoio conjunto dos batalhões da capital. “Abordar e abordar. Esta é ação que o policial deve tomar enquanto estiver de serviço”, disse quanto a maneira de agir quando o policial militar observar qualquer situação suspeita.

Gilmar Batinga garantiu que o foco será na operacionalidade. “Continuar o que está sendo feito, mas com uma maior padronização na forma de atuar da tropa”, explicou.

Considerado um oficial de linha operacional, Batinga já foi soldado e sargento da PM, quando ingressou na corporação em 1984. Já como capitão, foi um dos fundadores do Batalhão de Radiopatrulha.

O oficial ainda passou pelo Bope, 1º Batalhão, 8º Batalhão e é detentor de cursos na área de radiopatrulha, operações aéreas, entrada tática em assalto a ônibus, direitos humanos, entre outros. Formado em Direito e em Educação Física, ele também é instrutor de cursos operacionais para a tropa.

A cerimônia de troca de comando do CPC contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Dário César, do subcomandante, coronel Luciano Silva, comandantes das unidades da capital, diretores e chefes de seção do Quartel do Comando Geral.