Aquecimento durou cerca de 15 minutos
Policiais militares que fizeram a promessa de neste ano ter mais cuidado com o corpo não poderão inventar desculpas e nem adiar o início das atividades físicas. Preocupado com o preparo e com o bem estar da tropa, o Comando Geral da PM publicou ainda no final do ano passado uma portaria que regula o treinamento físico militar no Quartel do Comando Geral.
Desde ontem, dezenas de policiais estiveram no pátio interno do Quartel e acompanharam a preparação para o início das atividades físicas, que variam entre futebol society, futsal, corrida e caminhada. O aquecimento durou cerca de 15 minutos e teve a coordenação do subcomandante da PM, coronel Luciano Silva.
“A ideia é levantar a auto-estima do policial militar e melhorar a qualidade de vida. Por meio do planejamento, a prática individual das atividades físicas também tem como objetivo incutir o espírito de corpo na tropa”, explicou o coronel Luciano. Ainda, de acordo com ele, a educação física já era desenvolvida não só no Quartel, mas também nos batalhões e em outras unidades da PM e a cargo dos respectivos comandantes, porém, agora, serão seguidas diretrizes acerca do treinamento físico militar que vem sendo realizado pelos militares que integram os setores do QCG.
O soldado Valberth Vieira foi um dos que aprovaram a iniciativa feita pelo Comando. Segundo ele, a educação física é essencial na vida de um policial militar. “Chega até ser vergonhoso um policial fora de forma trabalhando nas ruas”, disse. As atividades físicas são realizadas semanalmente nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 7 às 8h30, sendo que às quartas-feiras, a atividade é coletiva e às segundas e sextas-feiras, individualizada.
Segundo o plano de treinamento elaborado pelo Departamento de Educação Física e de Desportos da PMAL a condução da atividade física deverá ocorrer mediante a realização de exercícios que enfatizem os alongamentos e o fortalecimento muscular (musculatura abdominal, membros superiores e inferiores e musculatura dorsal). Além da manutenção da higidez policial, as atividades têm a finalidade de prevenir várias doenças, como cardiopatias, diabetes, lombalgia, osteoporose, hipertensão arterial e obesidade.
