Após a denúncia feita pelo cabo da PM de Sergipe, Wellington Mário dos Santos, 52, de ter sofrido abuso de poder por parte de PMs alagoanos que realizavam a segurança da população durante o Carnaval na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, o tenente coronel Neuton Bóia, responsável pelo Comando do Policiamento de Área (CPAII), confirmou que está levando o fato ao conhecimento do Comando Geral da Polícia Militar de Alagoas.
“Certamente será aberto um procedimento administrativo para apurar a fundo as denúncias”, garantiu Bóia, informando que a Polícia Militar de Alagoas é muito rígida em episódios como esse e que se houver culpa de parte de algum membro da corporação, ele será rigorosamente punido.
O cabo reformado da PM sergipana, Wellington Mário, denunciou em entrevista à Rádio Penedo (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) que ao fazer uma abordagem ao seu filho, houve abuso de poder e uso da violência por parte de policiais militares de Alagoas. Informou ainda, que a abordagem policial foi “arbitrária e truculenta” e que seu filho teria sido agredido “com um murro”. Denunciou, ainda, que foi humilhado pelos policiais, que queriam conduzi-lo na mala do carro “como um bandido”.
Chamado da População
O coronel Bóia confirmou que o policial da reserva foi conduzido para a Delegacia Regional de Penedo, onde o cabo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por ter ameaçado os policiais que integravam a guarnição.
“Os policiais que faziam a ronda foram surpreendidos quando o cabo puxou a arma em direção a eles e passou a ameaçá-los”, relatou o comandante do CPA, informando que a guarnição estava atendendo a um chamado da população, que reclamava de uma moto suspeita, que parecia abandonada. Essa motocicleta pertencia ao filho do policial sergipano.
Comando da PM/SE
“Iremos comunicar o fato também ao Comando da Polícia Militar de Sergipe que, da mesma forma que nós, deverá abrir processo administrativo para apurar o que realmente ocorreu. Se houve excessos, o militar do Estado vizinho deverá provar”, reforçou.
O Comando do Policiamento de Área (CPA II) está sediado em Arapiraca, sendo responsável pelo policiamento de Penedo e dos municípios próximos.
