“Concentra, Mas Não Sai” completou em 2023 oito anos de sua fundação
Com muita alegria, frevo e uma proposta diferenciada uma agremiação carnavalesca chamou a atenção dos moradores do bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho e também dos visitantes que escolheram o município de Penedo como destino no período momesco.
Organizado por Ismeire Ferreira, com o apoio de alguns amigos e familiares, o “Concentra, Mas Não Sai” completou em 2023 oito anos de sua fundação e a cada carnaval cresce, conquistando a adesão de novos foliões que não resistem a um bom frevo e a alegria dos moradores da Rua 15 de novembro.
Mas, como tudo começou?
A história do surgimento do bloco é bem interessante. Ismeire Ferreira, conhecida carinhosamente como Meirinha, assim como toda sua família, sempre amou carnaval. No entanto, há quase uma década sua mãe idosa, Dona Maria, começou a sofrer sérios problemas de saúde, que acabaram comprometendo, entre outras coisas, sua visão.
Sem nem pestanejar, Ismeire se empenhou em cuidar de sua genitora, sempre contando com o apoio de seus irmãos, irmãs e demais parentes. Isso fez com que ela deixasse de sair de casa para prestigiar eventos como os de carnaval. No entanto, a magia da festa mais popular do Brasil foi até ela, arrancando risos até mesmo de Dona Maria, que também amava o período carnavalesco.
Sem ter como ir atrás dos blocos já tradicionais, Meirinha comprava sua cervejinha e da porta de sua casa, ao lado de sua mãe, prestigiava a folia passar. Mas, não demorava muito para juntar gente. De repente, aquela folia que era só de mãe, filha e alguns parentes, passou a atrair vizinhos e amigos de toda a região, terminando em uma grande festa.
E isso só foi aumentando! Mesmo com o falecimento de Dona Maria, Meirinha decidiu seguir com a tradição, batizando o bloco como “Concentra, Mas Não Sai”, pelo fato da festa acontecer justamente no mesmo local da concentração, com exceção desse ano, em que, atendendo a pedidos, a agremiação chegou a seguir por um curto trajeto, levando alegria para quem, assim como a fundadora, no passado, não tinha como acompanhar a folia.
Em 2023, o bloco atingiu um patamar diferenciado, se destacando não apenas pela alegria dos foliões, mas também pela presença de uma super orquestra de frevo e também dos bonecos gigantes do Tadeu. Em 2024, o “Concentra, Mas Não Sai” voltará com tudo e repleto de muitas novidades.
