×

Cultura

Com uma proposta diferente, bloco “Concentra, Mas Não Sai” vira destaque no carnaval de Penedo

“Concentra, Mas Não Sai” completou em 2023 oito anos de sua fundação

Com muita alegria, frevo e uma proposta diferenciada uma agremiação carnavalesca chamou a atenção dos moradores do bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho e também dos visitantes que escolheram o município de Penedo como destino no período momesco.

Organizado por Ismeire Ferreira, com o apoio de alguns amigos e familiares, o “Concentra, Mas Não Sai” completou em 2023 oito anos de sua fundação e a cada carnaval cresce, conquistando a adesão de novos foliões que não resistem a um bom frevo e a alegria dos moradores da Rua 15 de novembro.

Mas, como tudo começou?

A história do surgimento do bloco é bem interessante. Ismeire Ferreira, conhecida carinhosamente como Meirinha, assim como toda sua família, sempre amou carnaval. No entanto, há quase uma década sua mãe idosa, Dona Maria, começou a sofrer sérios problemas de saúde, que acabaram comprometendo, entre outras coisas, sua visão.

Sem nem pestanejar, Ismeire se empenhou em cuidar de sua genitora, sempre contando com o apoio de seus irmãos, irmãs e demais parentes. Isso fez com que ela deixasse de sair de casa para prestigiar eventos como os de carnaval. No entanto, a magia da festa mais popular do Brasil foi até ela, arrancando risos até mesmo de Dona Maria, que também amava o período carnavalesco.

Sem ter como ir atrás dos blocos já tradicionais, Meirinha comprava sua cervejinha e da porta de sua casa, ao lado de sua mãe, prestigiava a folia passar. Mas, não demorava muito para juntar gente. De repente, aquela folia que era só de mãe, filha e alguns parentes, passou a atrair vizinhos e amigos de toda a região, terminando em uma grande festa.

E isso só foi aumentando! Mesmo com o falecimento de Dona Maria, Meirinha decidiu seguir com a tradição, batizando o bloco como “Concentra, Mas Não Sai”, pelo fato da festa acontecer justamente no mesmo local da concentração, com exceção desse ano, em que, atendendo a pedidos, a agremiação chegou a seguir por um curto trajeto, levando alegria para quem, assim como a fundadora, no passado, não tinha como acompanhar a folia.

Em 2023, o bloco atingiu um patamar diferenciado, se destacando não apenas pela alegria dos foliões, mas também pela presença de uma super orquestra de frevo e também dos bonecos gigantes do Tadeu. Em 2024, o “Concentra, Mas Não Sai” voltará com tudo e repleto de muitas novidades.