Longe de ser uma partida igual aquela que foi disputada em Porto Alegre, na semana passada, até aqui, a melhor do ano de 2010, Santos e Grêmio fizeram um jogo apenas mediano na Vila Belmiro, na noite dessa quarta-feira que passou , partida que acabou com a vitória santista por 3 x 1, resultado esse que lhe garantiu a vaga na final da Copa do Brasil.
A partida teve uma primeira etapa muito ruim, predominando o número excessivo de faltas, a lentidão das equipes e principalmente, a grande quantidade de passes errados de ambos os lados. Tudo isso contribuiu para o fraquíssimo futebol apresentado nesse primeiro tempo de jogo.
Pelo lado do Santos, seus talentosos jogadores poucas vezes apareceram. Ganso errava milhares de passes, Robinho esteve sumido e Neymar estava muito bem marcado. No Grêmio, Douglas pouco luziu na criação de jogadas e a dupla de ataque Jonas e Borges, quase que não foi acionada.
Para se ter idéia desses primeiros quarenta e cinco minutos, apenas duas chances de gol aconteceram. A primeira foi quando Borges foi lançado em profundidade e finalizou de pé esquerdo, passando a bola à direita do nervoso goleiro Felipe, do Santos. A segunda foi num cruzamento vindo da esquerda do ataque santista, quando Robinho, sozinho cabeceou por sobre o gol de Vítor. Muito pouco diante do que foi jogado na partida anterior.
Na segunda etapa, o treinador Dorival Junior acordou seus jogadores, que começaram a ter mais velocidade na troca de passes, passando a levar perigo constante ao gol gremista. O time voltou mais aceso e arriscou chutes. Logo aos 6 minutos, Ganso encontrou liberdade de fora da área e soltou a bomba. A bola entrou no ângulo esquerdo de Victor e estufou as redes: 1 a 0 e primeiro golaço da noite.
Esse gol de Ganso obrigou o Grêmio se abrir. O resultado foi que o time paulista encontrou mais espaços para atacar. Aos 24 minutos, André deu belo passe para Robinho. O camisa 7 encobriu Victor com muita categoria e mandou para o fundo do gol. Um lance fantástico: 2 a 0.
Vale-se frizar que o Peixe marcou gols em todos os jogos disputados nesta temporada. É o ataque mais positivo do Brasil – 113 com os gols desta quarta.
Apesar dos problemas, o Grêmio vendeu caro a vaga para o time santista. Aos 28 minutos, após cobrança de falta, Jonas desviou de cabeça, Felipe não segurou e Rafael Marques, em posição de impedimento, mandou para o gol para descontar. 2 x 1.
O Santos só assegurou a sua passagem para a final e eliminou qualquer chance de reação gaúcha aos 40 minutos. Wesley, em jogada sensacional, passou pela zaga gremista e também por Victor, batendo cruzado pela esquerda com a bola indo pararno fundo das redes, em mais um belíssimo gol. A torcida santista foi à loucura com o placar de 3 a 1 na Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 1 GRÊMIO
Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 19/5/2010 – 21h50
Árbitro: Marcelo de L. Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Hilton Rodrigues e Dibert Moisés (ambos Fifa-RJ)
Renda/público: R$ 592.975,00 – 13.896 pagantes
Cartões amarelos: Ozeia, Léo, Hugo, Victor, Edílson, Willian Magrão, Willian (GRE) Rodriguinho (SAN)
Cartões vermelhos: Edu Dracena 43’/2ºT; Jonas 43’2°T; Rafael Marques 46’/2°T
GOLS: Paulo Henrique 6’/2°T; Robinho 24’/2°T; Rafael Marques 26’/2°T; Wesley 40’/2ºT
SANTOS: Felipe; Pará, Durval, Edu Dracena, Léo; Rodriguinho, Wesley, Paulo Henrique; Robinho (Bruno Aguiar – 43’/2°T), André (Marcel 34’/2°T) e Neymar (Madson 39’/2°T). Técnico: Dorival Júnior.
GRÊMIO: Victor; Joílson, Ozeia, Rafael Marques, Edílson; Adílson, Willian Magrão (Willian – 30’/2°T), Douglas, Hugo (Leandro 26’/2°T); Jonas e Borges (Maylson – 44’/2ºT). Técnico: Silas