A cantora Irina Costa apresenta nesta quarta-feira (08), às 19 horas, no projeto ‘Teatro Deodoro é o Maior Barato’, o show ‘O Mar Fala de Mim’, um espetáculo de proporções grandiosas, com mais de 40 músicos envolvidos numa produção inédita e especial. Os ingressos (R$ 10 a entrada inteira e R$ 5 a meia-entrada) já estão à venda na bilheteria do teatro.
Com o concerto ‘O Mar Fala de Mim’, Irina Costa propõe-se cantar o mar. Não apenas o “mar português”, que o poeta Fernando Pessoa exaltou, mas o mar travessia que a trouxe de outro continente e a fez assentar a sua vida num chão brasileiro/nordestino, irrigado pelo mar que Dorival Caymmi e tantas outras vozes cantaram e cantam ainda, suas imagens encharcadas de alegrias e tristezas, que fazem do partir um eterno regressar.
Acompanhada de banda e orquestra composta por músicos alagoanos, 18 músicos em palco, e com participação especial do Coral do Cesmac, Irina Costa pretende fazer chegar ao público a sua também brasilidade/alagoanidade, lembrando os versos de Cecília Meireles: “Pus o meu sonho num navio/ e o navio em cima do mar”… Mas sem deixar o sonho naufragar! Pelo contrário, mostrá-lo cada vez mais real, mais vivo, mais intenso, através de sua voz realçada pela beleza e magia do mar Maceió.
Irina Costa cantará o mar que a trouxe de outras plagas e o mar que a acolheu em terras brasileiras. Cantará o mar de todos nós: que une, separa, que leva e traz, que abençoa e purifica. E já que “navegar é preciso”, Irina Costa convida o público para embarcar nessa viagem de música, poesia, sensações.
Na bagagem, a música portuguesa, brasileira, angolana, alagoana… indo de Madredeus a Caetano Veloso, passando por Caymmi até chegar ao mestre Ennio Morricone. Um show para ficar na memória e no coração. Porque o mar fala de Irina Costa, fala de ti, fala de nós.
Sobre Irina Costa
Irina Costa é portuguesa, nascida em Angola, em 1975. Chegou ao Brasil ainda criança. Mora desde então na cidade de Maceió. Formada em Direito e Psicologia, exerce as funções de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça de Alagoas. Em 2002, rendeu-se à paixão pela música e fez a sua primeira apresentação pública, o show intitulado “Meu primeiro canto”, numa proposta de releitura do fado acompanhada por músicos brasileiros.
Além de cantar as suas raízes, tem-se dedicado também à música produzida pela terra que a acolheu e se constitui pedra fundamental da sua identidade híbrida.
