Contratado para substituir o venezuelano Rondón, o atacante ainda não encantou na Inglaterra e vive a necessidade de participar de um coletivo perfeito.
Juninho, Hernanes, Rivaldo, Carlinhos Bala… A lista de jogadores que nasceram ou começaram a sua carreira no estado de Pernambuco é vasta e sempre há um talento emergente para ocupar um lugar relevante no mundo do futebol. Com 1,86 de altura e um perfil que impressiona já num primeiro momento, Joelinton é um dos atletas da nova geração que carregam o sangue pernambucano rodando o mundo em busca do sucesso com a bola no pé.
Aliás, falando em dar a volta do mundo, agora é possível fazer isso de casa com o https://yoyocasino.com/br/. Enquanto no futebol os jogadores lutam para conquistar o seu espaço no cenário esportivo mundial, você já pode garantir também o seu jogando a grande variedade de jogos propostos pelo YoYo, que tem mostrado um grande diferencial e compromisso, comparado a outros atores do mercado.
Formado nas categorias de base do Sport, o atacante foi promovido para o elenco principal em 2013 e só estreou em 2014, sob o comando do treinador Eduardo Baptista e adicionou a Copa do Nordeste, o seu primeiro título, ao currículo. No mesmo ano, realizou boas exibições no Campeonato Brasileiro e foi recompensado com a renovação do contrato, além de ter despertado o interesse de times de fora. Um ano depois, Joelinton acabou acertando a sua ida para a Alemanha, onde defenderia as cores do Hoffenheim. “Minha infância foi tranquila, tenho somente uma irmã, meu pai trabalha no almoxarifado de uma usina e minha mãe é dona de casa. Desde pequeno, já jogava bola e meu objetivo foi sempre realizar o sonho de ser jogador para ajudar minha família. Hoje já estou podendo ajudar um pouco. Estamos reformando a casa lá em Aliança”, declarou o jovem atacante em entrevista para o Diário de Pernambuco.
Antes de se tornar peça fundamental no time alemão, o atleta pernambucano foi emprestado para os austríacos do Rapid Viena e ficou no país por dois anos. Apesar do pouco tempo, Joelinton acabou se tornando importante e ajudou o Rapid a chegar até a final da Copa da Áustria pela primeira vez em 12 anos antes de ser derrotado pelo Salzburg na final por 2 a 1.
No ano de 2018, realizou uma temporada plena com o clube alemão. “O rapaz é um animal. Ele é uma máquina e é difícil de ser parado”, declarou Julian Nagelsmann, treinador de Joelinton na Alemanha. Com a aprovação do técnico, o brasileiro se tornou peça importante no esquema tático do Hoffenheim e registrou 11 gols e nove assistências até a metade de 2019. De contrato renovado e com moral junto ao time alemão, o Newcastle foi buscar o pernambucano com a ambição de tornar o mesmo o substituto do venezuelano Salomon Rondón.
No dia 23 de julho de 2019, a contratação de Joelinton junto aos Magpies foi oficializada em troca de aproximadamente 40 milhões de euros, valor que tornou o atacante a maior contratação da história do clube inglês. Entretanto, o encaixe do jovem não foi fácil em sua primeira temporada e o mesmo teve noção disso. “Sabia que a pressão ia ser grande quando vim pra cá por ser a contratação mais cara do clube”, disse Joelinton para a ESPN. Com 38 jogos disputados, dois gols marcados e duas assistências dadas na Premier League, o jogador precisa ser encaixado no onze da melhor forma possível. Caracterizado como um atacante que agrega ao jogo mais do que um atacante referência e finalizador, a missão do atacante nascido em Aliança em dar a volta por cima apenas começou.
