Cerca de 5 mil pessoas, por dia, passavam pelas barreiras
Com o início da flexibilização do isolamento social, autorizado por meio de decreto do Governo de Alagoas, as barreiras sanitárias que há aproximadamente quatro meses foram instaladas nos três pontos de acesso ao município de Penedo encerram suas atividades nesta sexta, 31, com saldo bastante positivo.
Em seus perfis nas redes sociais, o prefeito Március Beltrão explicou que o encerramento das atividades nas barreiras sanitárias, que funcionavam 24 horas por dia objetivando impedir o avanço do novo coronavírus no município ribeirinho, acontece por força do decreto estadual que contempla mais uma etapa de flexibilização.
“Se cada um fizer a sua parte, juntos podemos vencer. As três barreiras sanitárias contribuíram muito para conter o avanço do Coronavírus, durante os quatro meses de atuação nas três entradas da cidade. Quero agradecer imensamente aos profissionais que atuaram nestas frentes e que também se doaram em prol do penedense. Forte abraço e muito obrigado!”, postou Beltrão.
De acordo com o coordenador das barreiras sanitárias e membro do Comitê de Gerenciamento de Crise, Maciel Oliveira, durante esses quatro meses, diversos profissionais da área da saúde e também de outros setores ficaram de prontidão para atender a população e, principalmente, evitar que as grandes aglomerações pudessem ocorrer.
“Cerca de 5 mil pessoas, por dia, passavam pelas barreiras. Destas, 80% ficavam em Penedo. Graças a essas barreiras hoje a gente sabe quem entra em Penedo, em que veículo vem e como permanecem na cidade, se são trabalhadores, profissionais da saúde, se vão para serviços essenciais e assim por diante”, explicou Oliveira.
Ainda segundo o coordenador, durante esse período de atuação das barreiras, mais de 38 mil pessoas não foram autorizadas a entrarem em Penedo por não se enquadrarem no decreto municipal. “Muitas pessoas deixaram de circular na cidade e de propagar o vírus”, complementou.
Com o fim das barreiras, fato que marca a transição da fase vermelha para a laranja, outros serviços serão adotados em Penedo para que a luta contra o coronavírus possa continuar, já que a pandemia não chegou ao fim e continua fazendo novas vítimas a cada dia que passa.
“Vamos aproveitar os servidores que estavam trabalhando nas barreiras para atuarem de forma preventiva e informativa em aglomerações, mercados e em todos os ambientes que estão autorizados a voltar a funcionar. Estamos fechando uma área e abrindo uma nova possibilidade para que o município de Penedo possa continuar fazendo seu dever e executando sua estratégia perante o combate ao coronavírus”, finalizou.
