Os problemas são encontrados em quase todos os cômodos da escola
As péssimas condições apresentadas pela parte estrutural da Escola Estadual Hermílio de Freitas Melro, localizada na Praça Clementino do Monte, em Penedo, fizeram com que os Bombeiros do 6º Grupamento e a Defesa Civil notificassem a escola no sentido de se tomar providencias emergenciais para evitar possíveis acidentes, como os já registrados em outras unidades da rede.
Os problemas são encontrados em quase todos os cômodos. No telhado, o cupim já conseguiu destruir boa parte das madeiras que sustentam o teto. O forro, talvez pelo tempo de uso e incidência das chuvas, encontra-se rachado e sendo devorado pelos “predadores da madeira”. Infiltrações e buracos nas paredes estão presentes na unidade educacional. O piso da escola também está em péssimas condições.
Diante da notificação dos órgãos competentes, encarada como um alerta pelos professores, funcionários e alunos da escola, ficou decidido durante reunião realizada com a presença dos pais dos estudantes que as aulas serão paralisadas até que medidas preventivas sejam adotadas pelo governo estadual. A decisão tomada em comum acordo visa proteger a integridade física das crianças que estudam na escola.
A redação do portal de notícias aquiacontece.com.br entrou em contato na manhã desta sexta-feira, 03, com o 6ª Grupamento de Bombeiros Militar para colher mais detalhes sobre o fato. De acordo com as informações, os problemas na escola são sérios e se não for encontrada uma solução urgente o telhado pode desabar a qualquer momento. Um engenheiro civil do Estado deve visitar a escola na próxima semana para avaliar as condições do prédio.
A Coordenadora da 9º Coordenadoria Regional de Ensino (9ª CRE), a professora Cleide Cerqueira, declarou em entrevista concedida ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) que o projeto de reforma da escola já existe e deve ser executado ainda este ano. Segundo ela, outras escolas da rede estadual situadas em Penedo também devem ter o processo de reforma iniciado ainda em 2013.
