Jogando apenas com reservas, o Flamengo estreou neste domingo no Campeonato Carioca com vitória. O time comandado pelo técnico Jayme de Almeida fez 1 a 0 no Audax, no Maracanã, e acabou sendo o único dos quatro grandes do Rio a vencer na rodada de abertura, algo que não acontecia desde 1981.
Diante de um público de pouco mais de 12 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo começou dando a impressão de que iria amassar o adversário. Logo aos 5 minutos, a equipe abriu o marcador em gol de Welinton, que recebeu livre na área após cobrança de escanteio.
Depois disso, o time criou pelo menos mais três oportunidades de gol. Mas, a partir dos 20 minutos, o duelo mudou de figura. Bem posicionado em campo pelo ex-zagueiro Válber, que agora é técnico, o Audax passou a ter mais volume de jogo e a criar inúmeras chances, obrigando o goleiro Paulo Victor a trabalhar principalmente em chutes da entrada da área.
No segundo tempo, o Flamengo retomou o controle do jogo. Assim como no início da partida, o time pressionou nos primeiros 15 minutos e levou bastante perigo ao gol de Yamada.
Com o passar do tempo, porém, a equipe diminuiu novamente o ritmo. Mesmo assim, o Flamengo seguiu melhor na partida, principalmente em função da boa visão de jogo de Muralha, que entrou após o intervalo e melhorou a armação das jogadas de ataque.
O problema é que o setor ofensivo flamenguista se demonstrou inoperante. Quem mais teve chances de marcar foi o meia Matheus, mas ele acabou desperdiçando nas duas oportunidades em que recebeu em condições de definir o jogo. O jogador acabou substituído aos 38 minutos e saiu de campo vaiado.
O Audax ainda tentou pressionar nos minutos finais em busca do gol de empate, mas a defesa conseguiu segurar a vitória do Flamengo, que, mesmo sem os titulares, largou na frente no Campeonato Carioca.
FCHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 X 0 AUDAX
FLAMENGO – Paulo Victor; Digão, Welinton, Frauches e João Paulo; Cáceres, Val, Negueba (Muralha), Matheus (Carlos Eduardo) e Gabriel (Feijão); Nixon. Técnico: Jayme de Almeida.
AUDAX – Yamada; Adriano, Leandro Camilo, Aderaldo e Jorginho Paulista; Arthur, Klauber (Michel), Lucas Casotti (Alê) e Wellington Soares; Willian (Adilson) e Washington. Técnico: Válber Oliveira.
GOL – Welinton, aos 5 minutos do primeiro tempo.
ÁBITRO – Philip Georg Benett (RJ).
CARTÃO AMARELO – Jorginho Paulista, Arthur, Gabriel, Washington e Welinton.
RENDA – R$ 525.410,00.
PÚBLICO – 10.522 pagantes (12.829 no total).
LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio.