Estudantes apresentaram para a comunidade ribeirinha a tradição da região
A noite desta quarta-feira (2) foi de muita animação na Casa da Aposentadoria. Com a presença de mestres e guerreiros, a Casa da Amizade de Penedo apresentou o Sarau Poético “Folguedos Brincantes: Lendas Vivas”, projeto vencedor do edital Algás Social 2016-2017.
Com o objetivo de resgatar a cultura popular com as mais legítimas e variadas formas de manifestações cantadas e dançadas existentes em Alagoas, estudantes do Colégio Gabino Besouro apresentaram para a comunidade ribeirinha a tradição da região.
No decorrer de alguns meses, em três dias na semana eram realizadas oficinas na Casa da Amizade para que os participantes conhecessem de perto o folclore alagoano.
Já com passos ensaiados, durante a apresentação desta quarta, as crianças, adolescentes, mestres e guerreiros passaram para o público presente todo conhecimento das tradições de um povo, expressas em lendas, crenças e costumes, como a marujada penedense.
Para a presidenta da Casa da Amizade, Francisca Lessa, o projeto “Folguedos Brincantes: lendas vivas”, pôde levar para toda comunidade a possibilidade do renascimento dos folguedos na região. “Nosso foco principal foi mostrar a comunidade que elas podem sim dar continuidade a essa cultura tão linda do nosso nordeste, seja com o pastoril, dança do coco ou os guerreiros”.
Além da apresentação, peças bordadas pelos estudantes que participaram do curso de bordado com profissionais da Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo (Aisbope) foram expostos, atraindo olhares curiosos dos presentes no Sarau.
Veja as fotos do evento clicando AQUI
