Mais de 1.600 moradores da Grota Aldeia do Índio, no Jacintinho, passaram a contar com infraestrutura e facilidades de acesso a partir dessa quinta-feira (10), quando o governador Renan Filho inaugurou as obras do programa Vida Nova nas Grotas na comunidade. Foram investidos mais de R$ 4 milhões em melhorias no local. Essa é a 50ª grota entregue pelo programa, que já alcançou 75 comunidades e vai cobrir as cem grotas existentes na capital até o final do ano.
“No passado, o Governo vivia longe dessas comunidades, e hoje o programa Vida Nova nas Grotas está chegando em todos os lugares de Maceió. Os ambientes agora oferecem condições melhores para as pessoas terem mais qualidade de vida”, declarou o governador Renan Filho.
A comunidade foi contemplada com a construção de 758 metros de escadarias e cerca de 3 quilômetros de corrimão para facilitar o acesso dos moradores. Também foram implantados 420 metros de canaletas e mais de 3 mil m² de passeio, garantindo mais segurança aos moradores, principalmente no período chuvoso.
Na grota, que fica encrustada no alto do bairro Mangabeiras, fazendo divisa com o Jacintinho, a vida antes das obras era complicada. Em dias de chuva, as águas entravam nas casas porque não havia escoamento adequado e as subidas, de barro, ficavam enlameadas, oferecendo perigo aos moradores. Com mais de 20 anos residindo no local, Maria José da Silva, 71 anos, testemunha a mudança: “Antes era tudo barro, agora com essa escadaria e o restante das obras todas está muito bom. Eu agradeço muito pelo que foi feito”.
“É inclusão social, valorização das pessoas, redução das diferenças. Não existe ninguém melhor do que ninguém e o Poder Público precisa estar presente na vida de todos, é isso que o Governo do Estado tem feito”, afirmou o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
O Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat, é internacionalmente reconhecido pelo grande impacto social que tem causado em Maceió. “Isso nos dá muito orgulho e satisfação por estarmos no caminho certo. É o Estado assumindo a responsabilidade que nem era dele para melhorar a vida das pessoas”, finalizou o governador.