Relatório apresenta as áreas indicadas para os banhistas
O Instituto do Meio Ambiente divulga hoje o relatório quanto a balneabilidade das praias da costa alagoana. O número de locais próprios para banho aumentou essa semana. Entre os 60 pontos onde são feitas as coletas para análise, passou de 40 para 45 os que podem ser aproveitados pelos banhistas. As amostras foram colhidas nos dias 21 e 22, quando houve registro de chuvas apenas na região metropolitana e no litoral norte.
As análises e a classificação são definidas a partir dos índices de Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100ml de água, durante cinco semanas, conforme o que determina a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). No relatório, além da classificação como própria ou imprópria, é possível observar os índices de Coliformes encontrados nas amostras de cada ponto.
Essa semana, nos 11 pontos localizados no litoral sul, entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, dois não estão próprio para banho. Na região metropolitana são verificados 32 trechos, entre a Barra de São Miguel e a Barra de Santo Antônio, e há 08 locais impróprios para banho. No litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, são verificados 17 pontos e cinco deles não estão indicados aos banhistas.
