Skip to content

“Com o Complexo Dr. Hélio Lopes, Penedo resgata seu protagonismo em toda região”, afirma prefeito

  • Home
  • Penedo
  • “Com o Complexo Dr. Hélio Lopes, Penedo resgata seu protagonismo em toda região”, afirma prefeito

Blog

“Com o Complexo Dr. Hélio Lopes, Penedo resgata seu protagonismo em toda região”, afirma prefeito

Prefeito foi entrevistado nesta sexta, 19, no Programa “Em Pauta” – Foto: Roberta Feitosa

Neste dia histórico para Penedo, em que grandes e importantes obras foram inauguradas pelo Governo de Alagoas e pela Prefeitura Municipal, o prefeito Ronaldo Lopes (MDB) concedeu entrevista ao Programa “Em Pauta”, apresentado por Guilherme Lopes na Rádio Penedo FM (97.3 MHz e youtube.com/penedofmplay).

Ronaldo iniciou a entrevista desta sexta-feira, 19 de abril, falando sobre o momento pelo qual Penedo passa, com inaugurações constantes e entrega de obras que estão contribuindo para o desenvolvimento da cidade, destacando os investimentos recentes feitos, principalmente, na área da Saúde penedense.

Além do Complexo de Saúde Dr. Hélio Nogueira Lopes, inaugurado nesta sexta, 19, Penedo recebeu recentemente uma nova Unidade Básica de Saúde. No local onde funcionava o antigo “Posto do SESI”, foi construído um novo espaço, com toda a estrutura necessária e equipamentos de ponta para atender cerca de cinco mil pessoas dos bairros Santa Isabel, Jardim América, Campo Redondo e Assentamento São José.

“Esse posto foi fechado em 2017, no início da gestão anterior. Isso deixou milhares de pessoas desassistidas. Agora, nós conseguimos recuperar essa unidade, que recebeu o nome de Dr. Alcides Andrade, e entregá-la de volta para os penedenses, equipada e com toda a estrutura necessária, do jeito que o nosso povo merece”, declarou Ronaldo Lopes.

Sobre o Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, o prefeito destacou que o espaço chega com a promessa de resolver grande parte da demanda da saúde na cidade, inclusive com a oferta de serviços que nunca foram oferecidos na região, o que contribui para Penedo resgatar o título de cidade referência em Saúde no interior de Alagoas.

Lopes explicou que o complexo é dividido por blocos, que contarão com diversos setores, como Centro de Saúde da Mulher, Centro de Apoio à Oncologia, Centro de Especialidades Odontológicas, Sede do Programa Melhor em Casa, Central de Tratamento de Feridas, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Endemias, Sala de Laudos, Central de Imunizantes, Central de Esterilização e recepção ampla para acomodação de 140 pacientes, aumentando a capacidade de atendimento.

Além disso, o complexo também conta com consultórios para especialidades médicas, com profissionais das mais diferentes áreas atendendo a população diariamente.

Complexo fica situado na Avenida Wanderley – Foto: Giraldo Freitas

“Esse complexo representa muito para Penedo e região. Agora, diversos serviços ficarão concentrados no mesmo local, que dispõe de uma estrutura de primeira linha. Queremos que a Saúde de Penedo funcione da melhor forma e que o nosso povo possa ser atendido a contento quando precisar do SUS”, declarou.

Clique AQUI e veja as fotos da solenidade de inauguração que contou a participação de diversas autoridades, entre elas os deputados Luciano Amaral, Inácio Loiola, secretários estaduais e municipais, vereadores e o povo em geral.

Questionado por um ouvinte sobre o Posto de Saúde da Mata Atlântica 2, o prefeito Ronaldo Lopes voltou a explicar o que fez com que a obra fosse inviabilizada e esclareceu alguns pontos que prejudicaram o andamento da obra.

“Ali representa exatamente o que era a gestão passada, que nos deixou uma herança maldita. Esse posto era de uma emenda do deputado federal Paulão, que colocou R$ 700 mil para fazer a obra. O prefeito anterior não conseguiu liberar o recurso em Brasília e mesmo assim mandou iniciar a obra, sem ter o recurso e quando eu assumi fui ver o que tinha acontecido. O recurso não havia sido liberado pela Caixa Econômica Federal porque não havia aprovação da vigilância sanitária e também porque o ex-prefeito não procurou fazer o desmembramento do terreno. Toda aquela área ali é da prefeitura, mas era preciso desmembrar o terreno onde estava o posto de saúde para poder a Caixa liberar o recurso. Então eu fiz isso! Fui ao cartório, desmembrei o terreno e fui na vigilância sanitária estadual, onde conseguimos a aprovação somente no final de 2022”, complementou.

Lopes destacou ainda que mesmo com o recurso liberado, a obra não seguiu porque a empresa contratada, que tinha ligações com a família do ex-gestor, abandonou o serviço. “Depois que conseguimos a liberação do recurso, fizemos uma nova ordem de serviço e essa construtora, que é de péssima qualidade, simplesmente não voltou a trabalhar. Passados 60 dias, o contrato foi desfeito e determinamos que houvesse uma nova licitação. Porém, essa empresa entrou na Justiça e por esse motivo a obra segue paralisada”, acrescentou, destacando que aguarda o despacho da Justiça para que a obra possa ter continuidade, beneficiando assim centenas de famílias que residem na localidade.

O prefeito de Penedo falou também dos avanços na área da Educação, com o aumento no número de escolas em tempo integral, melhorias nas unidades de ensino, professores mais preparados, estudantes aprendendo tecnologia digital na sala de aula, material didático e pedagógico atualizado, merenda de qualidade em todas as unidades de ensino e transporte escolar eficaz.

“Não temos dúvida alguma que a Educação deu um grande salto de qualidade nos últimos anos. Avançamos muito e isso deve ser refletido no aumento do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede o nível da Educação no país. Esse dado deve ser divulgado nos próximos dias, mostrando o crescimento da qualidade do ensino na rede pública municipal”, afirmou.

Ainda na área da Educação, Penedo segue recebendo investimentos importantes. Só no espaço onde funcionava o antigo CAIC está sendo construída a Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia, com uma estrutura de alto padrão composta de 15 salas de aula, 01 sala de professor, 01 biblioteca, 01 sala de direção geral, 01 secretaria, 01 auditório, 01 cozinha, 01 refeitório, 12 banheiros, 01 depósito de alimentos, 05 corredores, 01 sala de leitura, 01 arquivo, 01 ginásio, 01 sala de vídeo, 01 laboratório de ciências e 01 almoxarifado.

Também na área da Educação, Penedo deve ganhar ainda esse ano uma nova creche que será construída no povoado Tabuleiro dos Negros; um espaço esportivo comunitário no bairro Dr. Raimundo Marinho e mais uma escola em tempo integral no antigo Clube dos 30, espaço adquirido pela Prefeitura de Penedo em 2023. Essas obras serão executadas com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento, que aprovou os projetos apresentados pelo Município de Penedo.

Muitos ouvintes interagiram com o prefeito durante a entrevista, por ligação, mensagens de WhatsApp ou ainda pelo Penedo FM Play, no YouTube. Respondendo a alguns desses questionamentos, o prefeito anunciou projetos que devem ter início em breve, como por exemplo, grandes praças na Ponta Mofina e no Marisa Letícia; construção do Píer; revitalização da Rua do Banheiro; 4 km de asfaltamento na região da Capela, Marcação e Riacho do Pedro; e Terminal Turístico que vai funcionar no prédio da antiga banca do peixe, com restaurante, bares e artesanato.

E não para por aí! Ainda segundo Ronaldo Lopes, R$ 8 milhões em emendas já estão garantidos para calçamento de ruas tanto na zona urbana quanto na zona rural do município e salientou que há projeto pronto para uma praça no Vale do São Francisco, com terminal de ônibus e toda estrutura necessária, mas que ainda busca os recursos para essa obra.

Sobre o “Minha Casa, Minha Vida”, que vai contemplar Penedo com 400 novas residências, o prefeito revelou que a empresa responsável pela construção já foi escolhida e que os terrenos para as moradias estão definidos, sinalizando um avanço concreto nessa importante área.

A entrevista também trouxe à tona questões políticas relevantes para o cenário local. Ronaldo Lopes não se esquivou de criticar a postura de seus adversários políticos, apontando que a oposição tem prejudicado a cidade com suas ações. Ele ressaltou a melhoria significativa nos serviços oferecidos, todos dentro dos parâmetros legais, e a regularidade no pagamento das contas, algo que contrasta com períodos anteriores, onde até mesmo o fornecimento de energia da prefeitura foi suspenso por falta de pagamento.

Antes de concluir a entrevista, Lopes anunciou a assinatura de um convênio com a UFAL (Universidade Federal de Alagoas) para a exibição de filmes durante os finais de semana no Cine Penedo, iniciativa que visa promover o entretenimento e a cultura na cidade, proporcionando mais opções de lazer para os cidadãos.

Assista à entrevista completa para obter mais detalhes sobre os temas discutidos e as perspectivas para o futuro de Penedo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também