×

Esporte

Com méritos e gol de pênalti, Gana supera a Sérvia

Gyan marca de pênalti, o gol da vitória ganês

No jogo realizado na cidade de Pretótria, nova e gritante falha garantiu mais um vencedor no Mundial de 2010. Graças ao gol de pênalti de Gyan, Gana venceu a Sérvia por 1 a 0, neste domingo, no Loftus Versfeld, em Pretória, e saiu na frente no Grupo D da Copa do Mundo da África do Sul. Kuzmanovic foi o autor da penalidade, ao cortar com a mão um cruzamento, já no final da partida.

As seleções praticaram um jogo amarrado, de forte, porém leal, marcação no meio de campo. Ninguém quis se arriscar muito no primeiro tempo, talvez pensando em roubar um pontinho da Alemanha ou definir a segunda colocação no grupo no saldo de gols, contando com a vitória sobre a Austrália, os outro times do grupo. Mas no final, a equipe africana “achou” o gol que lhe garantiu o resultado.

Mas diferente do que aconteceu na partida de pouco antes, na vitória da Eslovênia sobre a Argélia, Sérvia e Gana não pecaram pela falta de técnica dos jogadores, apenas esbarraram na forte marcação das defesas adversárias.

No segundo tempo, com os times mais cansados, as marcações relaxaram e os ataques tiveram mais espaço para trabalhar as jogadas e caprichar mais nos passes – nitidamente a bola muito arisca está atrapalhando o jogo.

Assim, tanto sérvios quanto ganenses tiveram chances de abrir o placar. Aos 13, após cruzamento de Zigic, Pantelic não acreditou no lance e perdeu a oportunidade de completar para o gol. Pouco depois, Gana acertou a trave na cabeçada de Gyan.

Mas com o passar do tempo, o preparo físico de Gana foi prevalecendo e a equipe africana passou a dominar o jogo. A Sérvia então optou por tentar manter mais o controle de bola e tentar alçar bolas na área.

Curiosamente, a expulsão de Lukovic, aos 30 do segundo tempo, acabou acordando a Sérvia, que perdeu duas chances seguidas de gol, uma no cruzamento rasteiro da esquerda, que Pantelic furou, mas Krasic bateu forte, da marca do pênalti, para grande defesa do goleiro Kingson. Pouco depois, Ivanovic invadiu a área sozinho e mandou uma bomba, rente ao travessão, mas para fora.

Mas num daqueles lances inexplicáveis, Gana chegou ao gol, exatamente quando sofria maior pressão. Depois de um cruzamento muito alto na área, que provavelmente sairia pela lateral, Kuzmanovic cortou com mão e deu um pênalti, de graça, para seleção ganesa. Gyan agradeceu, bateu bem e garantiu a primeira vitória de um time africano na Copa.

Antes do final do jogo, Gana ainda teve oportunidade de vencer por um placar mais elástico. Num contra-ataque, o mesmo Gyan invadiu a área e bateu na saída do goleiro, acertando novamente a trave sérvia.

FICHA TÉCNICA

Gana 1 x 0 Sérvia

Sérvia: Stojkovic, Ivanovic, Vidic, Lukovic , Kolarov, Milijas (Kuzmanovic ), Stankovic, Krasic, Jovanovic (Subotic), Pantelic, Zigic (Lazovic)
Técnico: Radomir Antic

Gana: Kingson, Pantsil, Vorsah , Mensah, Sarpei, Annan, Asamoah (Appiah), Ayew, Prince Boateng (Addy), Gyan(Abeyie), Tagoe
Técnico: Milovan Rajevac

Gols: Gyan, aos 38 minutos do segundo tempo
Árbitro: Hector Baldassi
Estádio: Loftus Versfeld, Pretória