Decisivo, Messi marcou dois gols, mas o primeiro foi uma pintura
Com direito a mais uma ótima atuação e dois gols de Messi, melhor jogador do mundo, o Barcelona se classificou para a próxima fase da Liga dos Campeões ao derrotar o Arsenal, no jogo da volta, disputado no Nou Camp, por 3 x1.
Na verdade, a palavra eletrizante é ínfima para definir o que foi a classificação do Barcelona às quartas de final da Liga dos Campeões. No placar agregado, a vaga foi conquistada após a derrota para os londrinos por 2 a 1 fora de casa e a vitória dessa quarta-feira, em Barcelona. Messi, Xavi e Iniesta, sempre brilhantes, provaram novamente qual é o melhor time do mundo. O Barcelona dá prazer em assistir um jogo de futebol.
O que era previsto aconteceu. Guardiola falou durante a semana inteira que colocaria seu time no ataque, e não deu outra. Uma primeira etapa de pressão absurda do Barcelona, com o Arsenal se desdobrando na marcação. Os espanhóis jogavam com Busquets e Abidal como dupla de zaga improvisada, mas o time inglês mal conseguia chegar ao ataque. Valdés era mero observador do jogo.
E o Barça pressionou. Correu atrás do gol o tempo inteiro, carimbou a trave com o lateral-esquerdo Adriano. Mas era difícil furar o bloqueio do Arsenal. A equipe dirigida por Arsène Wenger tentava esquentar o clima do jogo, uma catimba desnecessária. O castigo veio a cavalo, numa pintura de Messi.
Já nos acréscimos, Mascherano dominou no ataque e entregou a Iniesta. O camisa 8 lançou Messi, que deu tratos à bola como só ele sabe fazer: com um leve toque por cima de Almunia – que havia substituído o contundido Szcesny – tocou para a rede e saiu para comemorar. Pintura no Camp Nou.
Logo no início da segunda etapa, um susto. Busquets desviou escanteio contra a própria meta e fez contra. O gol de empate dava ao Arsenal a oportunidade de se fechar – estava classificado e, mesmo que levasse o segundo, teria a chance de jogar a prorrogação. Mas Van Persie foi expulso infantilmente, ao chutar a bola a gol depois do apito do árbitro apontando o impedimento.
Foi aí que a pressão barcelonista aumentou ainda mais. E os gols, naturalmente, vieram. Xavi, em jogada – para variar – espetacular, marcou 2 a 1. E de pênalti, cometido por Koscielny em Pedro, Messi fez o terceiro. Os ingleses ainda tentaram a reação no tudo ou nada, mas o time da casa seguiu dominando as ações no campo de ataque. Uma tremenda classificação. Uma pena que o confronto entre os times tenha acontecido logo nas oitavas de final, a exemplo do que aconteceu na temporada passada. Mas resultado merecido do Barça, contra um (belo) time do Arsenal que, infelizmente, preferiu se defender em lugar de jogar futebol.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 3X1 ARSENAL
Local: Estádio Camp Nou, Barcelona (ESP)
Data/Horário: 8/11/2011 às 16h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Massimo Bussaca (SUI)
Auxiliares: Franceso Buragina (SUI) e Manuel Navarro (SUI)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: Koscielny, Sagna, Van Persie, Wilshere (ARS);
Cartões vermelhos: Van Persie (ARS), aos 8’/2ºT
Gols: Messi (1-0), aos 46’/1ºT; Busquets, contra (1-1), aos 7’/2ºT; Xavi (2-1), aos 23’/2ºT; Messi (3-1), aos 25’/2ºT
BARCELONA: Valdes, Daniel Alves, Busquets, Abidal e Adriano (Maxwell, aos 45’/2ºT); Mascherano (Keita, 43’/2ºT), Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e Villa (Afellay, 36’/2ºT). Técnico: Pep Guardiola.
ARSENAL: Szcesny (Alumina, aos 19’1T), Sagna, Djorou, Koscielny e Clichy; Wilshire, Diaby, Fàbregas e Nasri; Rosicky (Arshavin, 28’/2ºT) e Van Persie. Técnico: Arsène Wenger.
