Perspectiva de como ficará a nova Delegacia de Penedo.
A Delegacia Regional de Penedo, atualmente comandada pelo delegado Fernando Lustosa, continua superlotada. Com mais que o dobro de sua capacidade de presos, a unidade voltou a ser considerada como um barril de pólvora, prestes a explodir a qualquer momento.
Com capacidade máxima para abrigar um total de 35 presos provisórios, a delegacia de Penedo conta com a presença de 75 detentos no momento, alguns deles membros de facções criminosas e considerados de alta periculosidade.
Além de outros riscos e problemas, a superlotação prejudica o trabalho da polícia que deixa de estar nas ruas investigando, para exercer a atividade carcerária.
Nos últimos meses do ano passado, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Segurança Pública, anunciou que a Delegacia Regional de Penedo, assim como a de Santana do Ipanema, Arapiraca e União dos Palmares seriam recuperadas, ampliadas e transformadas em Casa de Custódia.
O objetivo do governador Renan Filho é evitar que haja aumento na população carcerária, inflando o já superlotado sistema penitenciário, e, principalmente, dar melhores condições para que a Polícia Civil cumpra exclusivamente seu papel de investigação criminal.
De acordo com o delegado Fernando Lustosa, com a transformação da delegacia de Penedo em Casa de Custódia, a Polícia Civil com toda sua estrutura seria remanejada para um outro local, espaço esse onde seriam executadas as atividades cartoriais, como flagrantes e boletins de ocorrência, por exemplo, e demais funções inerentes a categoria, dando total atenção a conclusão de inquéritos para que crimes registrados na região sejam solucionados e os culpados presos para que possam pagar por seus atos.
A previsão é de que mais de R$ 400 mil sejam utilizados na recuperação da delegacia de Penedo. Até o momento não há prazo para início das obras.
