×

Alagoas

Com mais de 6 mil alunos, Seduc promove 1º Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da Educação de Alagoas

Festival de quadrilhas matutas juninas levou milhares de estudantes ao Ginásio do Sesi

Mais de seis mil alunos da rede pública estadual se reuniram para celebrar a cultura alagoana e nordestina no 1° Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da Educação de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As apresentações aconteceram no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, e reuniu estudantes de todo o estado.

Cada uma das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) escolheu uma quadrilha representante para o Festival, que competiram entre si, cada uma em uma apresentação de até 15 minutos. As três melhores classificadas foram premiadas e reconhecidas com o troféu da competição. A iniciativa visa fortalecer o protagonismo juvenil e as tradições nordestinas entre os alunos da rede estadual de ensino.

A Escola Estadual Izidro Teixeira, localizada na cidade de Chã Preta, foi a grande campeã do festival com a quadrilha “Reis do Baião”, representante da 4ª Gere. Na encenação, a escola destacou o legado do folclorista brasileiro Pedro Teixeira.

Emocionado, o professor José Claudino celebrou a conquista do primeiro lugar do festival. “É um sentimento de muita alegria. Gostaria de agradecer à Izidro Teixeira, do município de Chã Preta, aos professores e a todos os alunos dessa escola, que vieram representar a nossa quadrilha campeã do primeiro Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da rede estadual de alagoas”, comemorou o docente.

Já a quadrilha “EPEM”, da Escola Estadual Professor Ernani Méro, segunda colocada, contagiou a todos com momentos de muita alegria, emoção e figurinos deslumbrantes, marca registrada do tradicional grupo da cidade de Penedo, município do Litoral Sul de Alagoas.

A terceira colocada no concurso foi a Quadrilha Matuta Fulô de Jorge, da Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, representante da 7ª Gere. Idealizada depois de dois anos de ausência de festejos juninos, a comunidade escolar sentiu-se na necessidade de comemorar o retorno em 2022. A quadrilha é natural do município de União dos Palmares, na Zona da Mata Alagoana.

À frente da Secretaria de Estado da Educação, a secretária Roseane Vasconcelos valorizou o empenho das escolas envolvidas na realização do 1º Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da Rede Estadual de Alagoas. “Quero agradecer a toda a comunidade escolar que abraçou esse festival. Tenho certeza que todas as quadrilhas deram o seu melhor, portanto, posso afirmar que não é só um momento de descontração, mas também de enaltecimento da cultura alagoana e nordestina”, pontuou a gestora.

PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Além de contribuir com as raízes culturais favorecendo a promoção da diversidade das expressões populares, a iniciativa fomenta ainda o protagonismo juvenil entre os estudantes da rede estadual de Alagoas. João Manoel, representante da quadrilha matuta Fulô de Jorge, de União dos Palmares e terceira colocada do festival, celebrou a volta dos festejos juninos após dois anos de pandemia. “Nesses últimos dois anos, sentimos muitas saudades dos festejos de São João. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia de que viria pra Maceió representar a minha quadrilha. Estamos realizados com essa conquista”, disse o estudante.

Já para Ryan Eduardo, da quadrilha “Arrasta Pé do Rosalvo”, o sentimento também é de gratidão à iniciativa. “Estou muito feliz em estar aqui. É muito emocionante poder representar a minha quadrilha, pois depois de dois anos sem São João, merecemos esse festival”, afirmou o estudante da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, localizada em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió.

GRANDE FESTA

O 1º Festival de Quadrilhas Juninas Matutas da Educação de Alagoas foi encerrado com uma grande festa que contou com dois shows surpresa para os alunos. Os cantores Mano Walter e Marcynho Sensação fizeram a alegria dos estudantes com apresentações exclusivas.