×

Esporte

Com golaço, quebra de recorde e taça, Cruzeiro faz a festa

Merecidamente, cruzeirenses fizeram uma mega festa no Mineirão

Golaço, virada e quebra de recorde. A tarde deste domingo reservou grandes emoções ao torcedor do Cruzeiro, que viu o Tetracampeão Brasileiro vencer o Fluminense por 2 a 1, no Mineirão, e finalizar o certame com 80 pontos. Marcelo Moreno e Nilton fizeram os gols celestes, enquanto Fred descontou para os cariocas.

Ao atingir essa pontuação, o time estrelado se tornou o campeão com melhor campanha na história do Brasileiro, desde que esse passou a ser disputado por 20 clubes. O recorde anterior era do São Paulo que, em 2006, somou 78 pontos.

A campanha do time de Marcelo Oliveira possui números espetaculares. Em 38 jogos disputados, a Raposa venceu 24, empatou oito e perdeu apenas seis, atingindo um aproveitamento de 70,20% e um saldo positivo de 29 gols.

O jogo

A última partida do Maior de Minas no Campeonato Brasileiro começou de forma equilibrada. O primeiro time a chegar foi o Cruzeiro que, aos oito minutos, levou perigo à meta carioca. Na jogada, Willian tabelou com Egidio e ajeitou para Marcelo Moreno. O atacante finalizou de primeira, com o lado externo do pé, mas a bola acabou saindo sobre o travessão de Diego Cavalieri.

Aos 14 minutos, o tetracampeão teve mais uma excelente oportunidade de abrir o marcador. Willian, do meio de campo, fez ótimo lançamento para Ricardo Goulart, que saiu na cara do goleiro adversário. O artilheiro celeste tentou ampliar seus números na competição, mas seu chute foi parado por boa defesa do arqueiro Cavalieri.

A Raposa não parava de atacar e continuava pressionando o time de Cristóvão Borges. Com 24 minutos, a zaga do Fluminense se atrapalhou e a bola acabou sobrando com Goulart. O meia estrelado conclui no canto direito, mas Cavalieri se esticou todo e evitou o tento do goleador azul.

Um minuto depois, Everton Ribeiro cobrou escanteio na área e Nilton disputou com Elivelton, pelo alto. Na sobra, Lucas Silva caprichou na finalização, da intermediária, mas a bola fez uma curva saindo da direção do gol.

Na primeira jogada perigosa que teve na partida, o Fluminense conseguiu inaugurar o placar, aos 33 minutos. Wagner, na ponta esquerda, acertou um chute traiçoeiro. O goleiro cruzeirense, Rafael, se esforçou, tocou na bola e ela ainda bateu no travessão. No rebote, Fred se atirou, chegando à frente de Egidio e empurrando a redonda para o fundo das redes. Fluminense 1 x 0.

Apesar do golpe, o Cruzeiro mostrou porque ganhou duas vezes seguidas o Brasileirão e não demorou a reagir. Próximo ao fim do primeiro tempo, aos 44 minutos, Everton Ribeiro cobrou escanteio na cabeça de Nilton, o qual subiu mais alto que seus marcadores e cabeceou firme no ângulo de Diego Cavalieri. Cruzeiro 1 x 1.

2º Tempo

A primeira oportunidade da etapa complementar foi da equipe visitante. Logo aos dois minutos, Rafael Sóbis antecipou a Manoel e tocou para Wagner, que não conseguiu finalizar. Na sequência, Diguinho deu bom passe para Sóbis que, dentro da pequena área, chutou para boa defesa do goleiro Rafael.

Dois minutos depois, foi a vez do Maior de Minas chegar de forma contundente ao ataque. Mayke fez boa jogada pela ponta direita e cruzou para Marcelo Moreno que, de cabeça, estufou a rede adversária. A nação azul comemorou, no entanto, o árbitro já havia assinalado impedimento e anulou o gol cruzeirense.

Aos 14 minutos, o torcedor celeste teve a oportunidade de assistir uma pintura no Mineirão. O lance se iniciou com Mayke, que avançou na lateral e cruzou para a área. A bola chegou a meia altura para Marcelo Moreno, o qual fez uma acrobacia e, de voleio, fez um dos gols mais bonitos do campeonato. Cruzeiro 2 x 1.

Mesmo tendo virado o placar, o time de Marcelo Oliveira não parou de pressionar o rival. Com 26 minutos do segundo tempo, Everton Ribeiro cobrou escanteio e a bola encontrou Ricardo Goulart. O meia cabeceou e sua finalização passou perto da meta do Fluminense.

Após entrar no lugar de Willian, o garoto Judivan, cria da base celeste, mostrou a ousadia que lhe tem sido comum e realizou bela jogada individual. No lance, aos 35 minutos, o atacante driblou dois marcadores e arriscou à esquerda da trave da equipe visitante.

Aos 48 minutos, o árbitro Raphael Clauss ergueu os braços e apitou o fim da partida. O Cruzeiro termina o Campeonato Brasileiro com 80 pontos e se torna o Campeão Brasileiro que mais pontos somou desde que o certame passou a ser disputado por 20 clubes.

Ficha Técnica

CRUZEIRO 2 X 1 FLUMINENSE

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 7 de dezembro de 2014 (Domingo)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Gols: Fred, aos 33 e Nilton, aos 44 minutos do primeiro tempo; Marcelo Moreno, aos 14 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos:Willian (Cruzeiro); Edson, Elivelton, Valencia e Diguinho (Fluminense)

CRUZEIRO: Rafael, Mayke, Léo, Manoel e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro (Marlone) e Ricardo Goulart; Willian (Judivan) e Marcelo Moreno (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Edson, Elivelton, Guilherme Mattis (Kenedy) e Chiquinho; Diguinho, Valencia, Wágner e Conca (Walter); Rafael Sóbis (Gum) e Fred
Técnico: Cristóvão Borges