×

Esporte

Com golaço, Cruzeiro vence o Santos e título do Brasileirão fica bem perto

Com mais uma grande atuação da equipe e um golaço do meia Everton Ribeiro, o Cruzeiro venceu o Santos, por 1 x 0, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, em Santos, e deu um enorme passo rumo ao tricampeonato brasileiro.

A 21ª vitória, a oitava como visitante, fez com que a Raposa disparasse ainda mais na liderança isolada da competição. Agora, a equipe celeste tem nada menos que 14 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Grêmio, restando apenas sete rodadas para o término da disputa.

A partida

Com um sol escaldante na Vila Belmiro, o jogo começou devagar, cadenciado, concentrado no meio-campo, com as duas equipes se estudando e procurando brechas para atacar. Mas, rapidamente, o melhor time do Brasil passou a se sobressair e começou a rondar a área dos donos da casa.

O volante Nilton, em excelente fase, chegou com muito perigo ao ataque duas vezes, uma delas de cabeça, após falta cobrada por Everton Ribeiro, e a outra em uma finalização de pé direito, em escanteio batido pelo mesmo Everton Ribeiro, mas a bola saiu à linha de fundo.

Everton Ribeiro também tentou, de fora da área, mas a bola resvalou em Gustavo Henrique e saiu para escanteio. Pouco tempo depois, Lucas Silva roubou a bola no campo de defesa e ligou um rápido contra-ataque com Borges, mas o atacante, dentro da área, não conseguiu passar por Alison e chutou em cima do adversário.

Acuado dentro de casa, o Santos apenas assistia a Raposa jogar e tentava de todas as maneiras evitar a derrota na Vila Belmiro. Já o Cruzeiro comandava completamente as ações e exercia uma forte pressão, em busca dos três pontos.

Mas o time celeste pecava nas finalizações e não estava conseguindo converter em gols as oportunidades criadas, como aconteceu também com Ricardo Goulart, que tabelou com Borges, e chutou para fora, na melhor chance da equipe mineira até então.

Já o Santos só deu trabalho a Fábio pela primeira vez nos instantes finais do primeiro tempo, em uma falta cobrada por Montillo. Ceará quase marcou contra, de cabeça, não fosse importante intervenção de goleiro celeste, que colocou a bola para escanteio.

Vitória

O líder do Campeonato Brasileiro manteve a pressão no início do segundo tempo, com ainda mais intensidade, e tentou abrir o marcador em uma falta cobrada por Nilton, que Aranha defendeu.

Mas a Raposa finalmente conseguiu garantir a vitória, aos 9 minutos, com mais um golaço de Everton Ribeiro. O meia fez excelente jogada pela direita, driblou Mena e Alison e, de dentro da área, chutou de canhota no canto esquerdo do goleiro Aranha. Cruzeiro bonito na frente: 1 x 0.

Atrás no marcador, o Santos teve que se abrir um pouco, em busca do empate, e deu espaços para os contra-ataques da Raposa, que, em pelo menos duas ocasiões, teve tudo para ampliar. Júlio Baptista recebeu lançamento de Dagoberto e, de dentro da área, tocou para Everton Ribeiro, que mirou o canto esquerdo de Aranha, mas a bola saiu caprichosamente para fora.

No outro lance perigoso de contra-golpe estrelado, Nilton lançou Ricardo Goulart na área e o meia cruzou na medida para Elber, que finalizou acima do gol de Aranha. Sem conseguir chegar próximo da área celeste, o Santos experimentou de longa de longa distância, com um belo chute de Geuvânio, no ângulo direito de Fábio, que fez linda defesa.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 0 X 1 CRUZEIRO

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 03/11/13 (sábado)
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ (FIFA)
Gol: Everton Ribeiro, aos 9 min. do 2º tempo

Santos: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison (Alan Santos), Arouca, Cícero e Montillo; Willian José (Victor Andrade) e Everton Costa (Geuvânio)
Técnico: Claudinei Oliveira

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Dedé, Léo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Tinga) e Ricardo Goulart; Dagoberto (Elber) e Borges (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

Cartões amarelos: Everton Costa e Cicinho (Santos); Tinga (Cruzeiro)