×

Esporte

Com gol nos acréscimos, CSA garante a classificação de forma antecipada

CSA conquistou a vaga, mesmo sem fazer uma grande atuação

Após o bom futebol apresentado nos últimos jogos da Copa do Nordeste, o jogo da noite deste domingo diante do Vitória da Conquista, já eliminado, poderia ser fácil para o CSA. Quem acreditou nessa possibilidade se enganou. O time marujo saiu perdendo, empatou com Daniel Costa, tomou susto e aos 48 minutos, com Diego Clementino decretou a virada e o placar de 2 a 1.

Com o resultado, o CSA está chega aos 11 pontos, segue na liderança do Grupo B da Copa do Nordeste e já está classificado para a próxima fase e apenas cumpre tabela contra o Bahia, que ainda busca a classificação com o Santa Cruz, que irá enfrentar o Vitória da Conquista.

O JOGO – 1º TEMPO

O CSA já entrou em campo pressionado pela vitória do Santa Cruz sobre o Bahia. Com esse resultado, o time marujo teria de ganhar para garantir a sai classificação. Talvez essa pressão tenha feito mal ao CSA diante do Vitória da Conquista.

Isso porque, o time marujo parecia relaxado demais, não apertava a marcação como em outros jogos e o ataque não funcionava. A torcida percebia e tentava incentivar o CSA, que aos poucos ia ganhando espaço e criando oportunidades.

Na primeira delas, não muito perigosa, Lucas aproveitou sobra de bola e da entrada da área bateu forte, mandando por cima do gol de Augusto. Por sinal, os chutes de fora da área eram opções já que o CSA não conseguia invadir com qualidade a área rival.

Na metade do primeiro tempo, Josimar recebeu grande passe e podendo chutar de esquerda, acabou perdendo o tempo da bola e tendo que recuar para o meia Daniel Costa, que pegou mal na bola e isolou.

O Vitória da Conquista por sua vez, já eliminado não tinha nada a perder e tentava sair para o jogo, mas tinha muitas dificuldades. Mesmo assim, o time baiano tentava atacar na base dos contra-golpes e bolas paradas, que até então não funcionavam.

Na melhor chance do primeiro tempo, o CSA quase marca com Pedro Silva. Após ser lançado na direita, o ala encheu o pé e mandou um “balaço”, exigindo grande defesa do goleiro Augusto que mandou para escanteio, voltando a levantar a torcida azulina.

Apesar da chance, o CSA seguia com dificuldades e ainda teve uma chance, com Jefferson Maranhense, que invadiu a área, bateu cruzado, mas sem perigo. Aos 46 minutos, o árbitro Clizaldo Maroja encerrou o primeiro tempo com empate parcial entre CSA e Vitória da Conquista.

2º – TEMPO

Na volta para o segundo tempo, o estrategista Oliveira Canindé, técnico do CSA, promoveu uma mudança ofensiva, tirando mais uma vez o volante Lucas e colocando Santos, que é lateral-esquerdo mas pode atuar no meio de campo.

Apesar da mudança, quem assustou primeiro foi o Vitória da Conquista. Wander recebeu bola em velocidade, invadiu a área e bateu cruzado, tirando tinta da trave e assustando o goleiro Pantera, para desespero da torcida azulina.

O CSA seguia tentando nos chutes de fora da área sem sucesso. Mas, em uma arrancada do lateral-direito Pedro Silva resultou em falta e posteriormente a expulsão do lateral do Conquista, Lorran, que reclamou da marcação.

Na cobrança, Daniel Costa mandou fácil no meio do gol, mas o goleiro Augusto se atrapalhou, soltou a bola e quando Mineiro estava pronto para marcar, o goleiro Augusto segurou as duas pernas do jogador azulino, mas o árbitro nada marcou.

O CSA com um jogador a mais seguiu atacando e por muito pouco não marca. Após troca de passes, a bola sobrou para Daniel Costa na meia lua e o meia colocou com categoria, mas o goleiro Augusto saltou e tirou a bola. Grande defesa do goleiro baiano.

O tempo passava e a torcida ficava apreensiva com a falta de gol do CSA, apesar da insistência. E o que parecia ruim ficou ainda pior, numa falha da defesa azulina que resultou no gol do Vitória da Conquista.

GOOOOLLLL DO V. CONQUISTA! Aos 18 minutos, um cruzamento seguia para a linha de fundo, a defesa do CSA vacilou e o meia Moisés correu, aproveitou a bola, cruzou, Ramires furou, mas Carlinhos bateu colocado, sem chances para o goleiro Pantera. CSA 0 x 1 V. Conquista.

Precisando desesperadamente da virada, o CSA que já estava ofensivo com a entrada de Jérson no lugar de mineiro, teve também a entrada de Diego Clementino na vaga de Uéderson. Mas, em vários momentos o time azul esbarrava no goleiro Augusto do Conquista.

Após a metade do segundo tempo, o CSA era a imagem da vontade. A organização do técnico Oliveira Canindé já era difícil de ser vista. E esse desejo pela vitória foi recompensada através do camisa 10 do time marujo.

GOOOOLLLL DO CSA! Aos 30 minutos, falta na entrada da área e o camisa 10 Daniel Costa bateu com muita categoria e empatou o jogo, fazendo explodir a torcida azul. CSA 1 x 1 Vitória da Conquista.

O time marujo que tinha a vantagem de ter um jogador a mais, perdeu esse ponto. O zagueiro e capitão Roberto Dias que já tinha amarelo, cometeu falta dura e acabou expulso, deixando o time marujo em situação ainda mais complicada no jogo.

O cronômetro marcava 45 minutos, o árbitro havia assinalado mais cinco e o jogo ganhou em emoção. Primeiro, um contra-golpe do time visitante quase resultou em gol, quando Rafael Granja invadiu a área livre e bateu rasteiro, para grande defesa de Pantera.

No lance seguinte, boa jogada trabalhada pelo CSA, Diego Clementino deixou Josimar livre, mas o artilheiro marujo bateu sem jeito, de esquerda e de frente para Augusto, mandou por cima da baliza rival.

O final do jogo estava cada vez mais próximo, a chuva caia e o resultado ia complicando o CSA que precisaria pelo menos empatar com o Bahia na Fonte Nova para se classificar. Mas, a insistência do time marujo deu resultado, para explosão de alegria no Rei Pelé.

GOOOOLLLL DO CSA! Aos 48 minutos, jogada trabalhada de Daniel Costa que lançou Jefferson Maranhense que cruzou na cabeça de Diego Clementino, testando para o fundo do gol. CSA 2 x 1 Vitória da Conquista.

O gol fez explodir o Rei Pelé. Após o tento marcado, o time do CSA administrou o restante de jogo e viu o árbitro assinalar o final aos 50 minutos, confirmando a vitória pro 2 a 1, que garantiu a classificação dramática e emocionante do time azulino.

FICHA TÉCNICA

Copa do Nordeste 2014 – 5ª Rodada – Grupo B

Estádio Rei Pelé – Maceió, Alagoas

CSA 2 x 1 Vitória da Conquista-BA

Árbitro: Clizaldo Luiz Maroja-PB

Assistentes: Márcio Freire Lopes-PB e José Maria de Lucena Netto-PB

CSA: Pantera, Pedro Silva, Breno, Roberto Dias e Mineiro(Jerson); Charles Vágner, Lucas(Santos) e Daniel Costa; Jefferson Maranhense, Uéderson(Diego Clementino) e Josimar.

Técnico: Oliveira Canindé

Vitória da Conquista: Augusto, Lorran, Mota, Mário Sérgio e Paulo Vitor; Junior Gaúcho, Ramires, Moisés e Carlinhos; Wander(Jon Jon) e Kattê(Paulinho).

Técnico: Evandro Ferreira

Cartões Amarelos: Mineiro (CSA) – Moisés, Lorran (V.Conquista)

Cartões Vermelhos: Roberto Dias, Jerson, Mineiro e Uéderson (CSA) – Lorran e Moisés (V.Conquista)

Gols: Daniel Costa 30min e Diego Clementino 48min 2ºT(CSA) – Carlinhos 18min 2ºT(V.Conquista)