×

Esporte

Com falha do goleiro japonês, Holanda consegue a segunda vitória na Copa

Sneijder finaliza para marcar o gol do ,jogo

Para surpresa geral, quem demonstrou uma paciência oriental para vencer o confonto de Durban, foi a Holanda e não o Japão, neste sábado. Com muita sabedoria, a Holanda derrotou a seleção oriental por 1 x 0. Com isso, a ‘Laranja Mecânica’ chegou a seis pontos em dois jogos e está perto de garantir a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Ao lado da Argentina, os holandeses são os únicos com 100% de aproveitamento até agora e torcem por um empate ou vitória da Dinamarca contra Camarões às 15h30 para garantir vaga antecipada.

Sneijder marcou o único gol da partida, com um chute de fora da área e que contou com uma significativa ajuda do goleiro adversário. A bola fez uma curva e enganou o arqueiro Kawashima. A Holanda jogou mais uma vez, sem o atacante Arjen Robben, que ainda se recupera de uma lesão sofrida antes do Mundial.

Caso a seleção japonesa fosse um lutador de judô, certamente seria punida por falta de combatividade. Os orientais entraram em campo com uma proposta extremamente defensiva, mas de marcação eficiente no primeiro tempo.

O Japão começou fechadinho, com nove jogadores atrás da linha da bola e apenas Honda à frente. A Holanda, por sua vez, tocava a bola, mas não conseguia furar o bloqueio nipônico.

A seleção japonesa chegou a ameaçar aos 36 do primeiro tempo em um lance de bola parada. O brasileiro naturalizado Marco Túlio Tanaka cabeceou para fora.

O nível técnico da primeira etapa foi muito ruim. Os holandeses deram três chutes a gol e os japoneses, cinco. Apenas uma finalização de cada seleção acertou o gol. A Holanda controlou a posse de bola, com 69% a 31%.

A Holanda voltou diferente para o segundo tempo. Abrindo o jogo mais pelas pontas, e arriscando cruzamentos. Após uma bola levantada na área, a zaga japonesa cortou. Van Persie ajeitou para trás e Sneijder mandou para o gol. A Jabulani, sempre ela, fez uma curva e Kawashima espalmou para dentro. Holanda 1 x 0.

Atrás no placar, o Japão resolveu jogar. Okubo puxou o contra-ataque e arriscou de fora da área, mas Stekelemburg defendeu. Os japoneses também passaram a investir, sem sucesso, em bolas alçadas na área.

Após o gol,a Holanda recuou e passou a levar sufoco do Japão. O técnico Okada então colocou o meia Nakamura e os atacante Okada e Okazaki para buscar o empate. Em contra-ataques, no entanto, a Holanda chegou a assustar com Affelay.

Foi a vez dos holandeses tocarem a bola para garantir o resultado. Para uma seleção que se orgulha de jogar bonito, foi pouco. Aos 45 do segundo tempo, Okazaki recebeu livre na área e chutou forte, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Foi a melhor chance do Japão em toda a partida.

FICHA TÉCNICA:

HOLANDA 1 X 0 JAPÃO

Estádio: Estádio de Durban, em Durban, África do Sul
Data/hora: 19/6/2010 – 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Auxiliares: Hernán Maidana (ARG) e Ricardo Casas (ARG)
Cartão Amarelo: Van der Wiel (HOL)
Cartão Vermelho: –
Gols: Sneidjer, 7’/2ºT (1-0);

HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder (Afellay, 36’/2ºT); Kuyt, Van der Vaart (Elia, 26’/2ºT) e Van Persie (Huntelaar, 41’/2ºT). Técnico: Bert van Marwijk.

JAPÃO: Kawashima, Nagatomo, Nakazawa, Túlio Tanaka e Komano; Abe, Hasebe (Okazaki, 31’/2ºT), Endo, Matsui (Nakamura, 18’/2ºT) e Okubo (Tamada, 31’/2ºT); Honda. Técnico: Takeshi Okada.