Eto'o é o maior craque africano dessa Copa
Com a presença confirmada de Samuel Eto’o, a Seleção de Camarões estreia na Copa do Mundo, às 11h, enfrentando o selecionado do Japão. O jogador é reconhecido no continente africano como seu maior representante no cenário futebolístico internacional.
“Quando eu estou na África do Sul, é o como se estivesse de volta a Camarões. Sempre digo que, antes de pertencer a Camarões, eu pertenço à África”, disse.
Seu otimismo vai além. “A maioria vê a África apenas com pobreza, guerra e doenças. Mas esta Copa dá a chance de mostrarmos algo diferente. Acho que o mundo vai se surpreender com a África. Esta pode ser a melhor Copa do Mundo da história.”
Os camaroneses, porém, sabem que depender de apenas um jogador é pouco. Apesar da fama do craque, o time do francês Paul Le Guen é uma interrogação. Fez ótima campanha nas eliminatórias, mas foi mal na Copa Africana de Nações.
Também é a seleção que mais longe foi em uma Copa do Mundo. Em 1990, chegou às quartas de final –em jogo disputado, foi eliminado pela Inglaterra na prorrogação.
Le Guen está empolgado. “Camarões está pronto para mostrar seus talentos”, disse, para em seguida citar o nome do principal talento.
“Eto’o é um campeão e sabe como se concentrar naquilo que importa. É o nosso capitão, um jogador importante, o ícone de Camarões.”
Eto’o tem tudo para ser, também, o ícone africano na Copa. Amanhã, um outro candidato a esse posto ficará fora da estreia, por contusão, de sua Costa do Marfim: Drogba. Mas ele deve estar recuperado a tempo de enfrentar a seleção brasileira.
