
Equipe técnica detalha implantação da Hemodiálise em Penedo e tira todas as dúvidas em entrevista - Foto: aquiacontece.com.br
O tão aguardado serviço de hemodiálise em Penedo está finalmente pronto para ser oferecido à população. Estrutura equipada, equipe treinada, insumos disponíveis e UTI Móvel à disposição. No entanto, o início efetivo do atendimento depende exclusivamente da visita e do aceite dos pacientes que serão beneficiados com o tratamento na cidade.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 3 de julho, durante entrevista no Programa Penedo Real, da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e youtube.com/@penedofmplay), que recebeu o diretor da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, Sami Ferrari; a secretária municipal de Saúde, Wannina Mendonça; o enfermeiro Breno; e o médico nefrologista Dr. Agenor Antônio.
Segundo Ferrari, o desafio de colocar o Centro de Hemodiálise Dr. Hélio Nogueira Lopes para funcionar começou por determinação do prefeito Ronaldo Lopes, assim que o mesmo passou a fazer parte da direção da Santa Casa de Penedo em março do ano passado.
“A estrutura física do prédio já existia, mas faltavam equipamentos, rede elétrica e o sistema de osmose — essencial para a segurança dos pacientes. Após muito trabalho técnico e esforço conjunto, toda a infraestrutura foi montada, incluindo a instalação de uma subestação elétrica, compra de equipamentos e a capacitação de profissionais penedenses nos melhores hospitais do estado”, explicou.
“Hoje temos tudo pronto: máquinas, insumos, equipe treinada, salas organizadas e até UTI Móvel para possíveis emergências. Só falta o aceite dos pacientes”, complementou Sami.
Atualmente, 44 pacientes crônicos de Penedo realizam hemodiálise em outras cidades e precisam optar por permanecer onde estão ou realizar o tratamento em sua cidade natal. Para isso, é necessário que visitem o Centro, conheçam a equipe, os equipamentos, e assinem um termo de aceite. Apenas com esse consentimento é possível transferir oficialmente o atendimento para Penedo.
A secretária de Saúde, Wannina Mendonça, reforçou a importância do contato direto com os pacientes. “Estamos ligando para todos os usuários, convidando para conhecerem a estrutura, acompanhados de seus familiares. O atendimento só será iniciado após essa etapa. É preciso que cada um compreenda que a decisão deve ser feita com responsabilidade”, afirmou.

A secretária de Saúde, Wannina Mendonça, reforçou a importância do contato direto com os pacientes – Foto: aquiacontece.com.br
Wannina também lamentou o impacto de fake news e politicagem que têm gerado receio entre os pacientes. “Infelizmente, informações falsas estão sendo disseminadas por pessoas que torcem contra o progresso de Penedo. Isso atrapalha o início do serviço e coloca vidas em risco”, completou.
Já o Dr. Agenor destacou a qualidade do serviço que será prestado. “Temos uma equipe local, capacitada, com enfermeiros e técnicos especializados em nefrologia, além de profissionais como nutricionistas e psicólogos. O Centro está à altura dos melhores do estado”, garantiu o médico com mais de 25 anos de atuação na área.
O Centro de Hemodiálise é fruto de um convênio entre o Governo de Alagoas e a Santa Casa de Penedo. Até o credenciamento definitivo junto ao Ministério da Saúde, o serviço contará com um fomento de R$ 1,8 milhão — R$ 300 mil mensais — garantido pelo Governo Estadual, que atendeu a uma solicitação feita pelo secretário Executivo de Saúde, Guilherme Lopes, conforme explicou Sami Ferrari.
A unidade beneficiará, além de pacientes de Penedo, moradores de municípios vizinhos como Igreja Nova, Piaçabuçu, Coruripe e Porto Real do Colégio, pertencentes à 6ª Região de Saúde.
A expectativa é que, com o aceite dos pacientes, o serviço comece a funcionar nos próximos dias, trazendo mais dignidade, conforto e qualidade de vida para dezenas de pessoas que hoje enfrentam longas viagens em busca de tratamento. “O Centro está pronto. Agora, falta apenas a decisão dos pacientes para começarmos a transformar vidas aqui mesmo, em Penedo”, finalizou Ferrari.
Durante a entrevista foram abordados também outros assuntos a respeito do Centro de Hemodiálise de Penedo e a Saúde como um todo.
Confira entrevista completa no vídeo abaixo: