Vettel assume a liderança na primeira curva e vence o GP do Brasil
Numa corrida em que não deu a mínima chance para os seus adversários, o alemão Sebastian Vettel venceu o GP Brasil, penúltima etapa da temporada de F-1, realizado neste domingo, no autódromo de Interlagos, e adiou a decisão do título para o GP dos Emirados Árabes, no próximo final de semana. A supremacia da Red Bull ficou nítida com a segunda colocação conquistada pelo australiano Mark Webber.
Na terceira posição ficou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, único que poderia conquistar o título da competição no GP Brasil. Os outros dois pilotos que ainda brigavam pelo título chegaram logo atrás: Lewis Hamilton foi o quarto colocado, enquanto Jenson Button, atual campeão, chegou na quinta posição.
Com os resultados, Alonso manteve a liderança da competição. Bicampeão Mundial de F-1, o espanhol soma 246 pontos, oito a mais do que o australiano Mark Webber. Vettel é o terceiro, com 231 pontos.
Com remotíssimas chances de levantar o caneco, Lewis Hamilton ocupa a quarta posição, com 222 pontos. Button, que tinha chances matemáticas, está fora da briga –soma 199 pontos em quinto lugar.
Já os brasileiros decepcionaram muito e ficaram fora até da zona de pontuação. Com duas paradas antes da 14ª volta, Felipe Massa chegou apenas na 15ª posição. Já Rubens Barrichello, melhor brasileiro no grid de largada, teve pneu furado e terminou na 14ª colocação. Bruno Senna foi o 21º colocado. Di Grassi não completou.
A prova
A largada para o GP Brasil foi limpa, sem acidentes. Segundo colocado no grid de largada, Vettel partiu para cima do pole Hulkenberg e assumiu a liderança antes do “esse do Senna”. Antes da reta aposta, Mark Webber ultrapassou o piloto da Williams e pulou para a vice-liderança. Com isso, a dupla da Red Bull mostrou a superioridade e não foi incomodada durante toda a prova.
Alonso, que largou em quinto, ganhou uma posição na segunda volta após um erro do inglês Lewis Hamilton. Na sétima volta, o espanhol ultrapassou Hulkenberg e pulou para a terceira colocação.
Enquanto os pilotos que lutam pelo título da temporada disparara na frente, Rubens Barrichello e Felipe Massa enfrentaram problemas. O piloto da Ferrari parou nos boxes na 13ª volta para trocar pneus. Na volta seguinte, Massa parou novamente no pit stop acompanhado por Rubens Barrichello. Na 35ª volta, o piloto da Williams teve um pneu furado após um toque com Buemi.
A partir da 40ª volta, Webber começou a diminuir a diferença para Vettel. Já Alonso acompanhava a briga de longe torcendo por um choque entre os pilotos da Red Bull.
Com os retardatários, Vettel conseguiu aumentar a vantagem em relação ao companheiro para 2,5s. Na 51ª volta, Vitantonio Liuzzi bateu e o safety car entrou na pista. O carro de segurança ficou durante quatro voltas na pista. Na relargada, o alemão conseguiu manter a ponta e ainda aumentou a diferença para o companheiro de equipe.
Com a vantagem, Vettel não foi mais ameaçado por Webber e conquistou sua quarta vitória nessa temporada.
