×

Esporte

Com direito a mais um golaço de Neymar, Brasil derrota a Colômbia

Alagoano Willian comemora o seu gol com a camisa da Seleção

O jogo foi muito disputado, o adversário teve excelente atuação, mas o Brasil soube fazer prevalecer o seu melhor futebol para derrotar a Colômbia por 3 a 1 na segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano Sub-20 do Peru 2011.

Casemiro, Willian e Neymar marcaram os gols da Sub-20, que chegou a seis pontos ganhos, segue líder do seu grupo, e domingo enfrentará a Bolívia em Moquegua.

Ney Franco tinha razão em apontar a Colômbia como uma das melhores seleções deste Sul-Americano Sub-20 e que seria certamente um adversário difícil de ser batido nessa segunda rodada.

O jogo

Apesar do empate na estreia diante do Equador, os colombianos mostraram nesta quinta-feira em Tacna ser um time, a exemplo do Brasil, que prioriza o futebol ofensivo e dessa maneira deu muito trabalho na partida.

Principalmente no primeiro tempo, quando obrigou o goleiro Gabriel a pelo menos duas defesas salvadoras. Usando a velocidade, pelos lados do campo, a Colômbia criou várias situações de perigo.

O Brasil também teve algumas oportunidades. Logo no início Casemiro desperdiçou uma grande chance, chegando atrasado no lance. Diego Maurício, que se movimentou bem, perdeu a melhor chance, chutando pelo alto.

Lucas conduzia o time no meio-campo, sendo o responsável pela criação das jogadas, e dele saiu o passe para o chute forte de Willian, com defesa parcial, a bola sobrando para Danilo quase marcar.

No segundo tempo, o talento prevaleceu

Neymar, muito marcado, não conseguia espaços para jogar. O time passou a explorar mais o lado direito, com Diego Maurício e Danilo, o lateral que melhorou muito de rendimento em relação à estreia.

Na frente, o alagoano Willian, com sua presença de área, dava trabalho à zaga e merecia ter marcado o que seria um belo gol, aos 10 minutos: girou em cima do zagueiro e chutou forte, de fora da área, mas a bola não entrou, acertando o travessão.

O Brasil passou então a ter o controle do jogo. E foi de Diego Maurício, que já tinha concluído com perigo um pouco antes, o cruzamento para o primeiro gol, marcado por Casemiro, de cabeça, aos 13 minutos.

Lucas, o melhor do time no jogo, foi o co-autor do segundo gol. Arrancou em jogada individual, foi desarmado pelo zagueiero, mas não desistiu. Com raça, recuperou a bola, driblou o marcador e rolou com precisão para Willian, bem colocado, fazer 2 a 0, aos 22 minutos.

Parecia que as coisas iriam ser facilitadas. Mas a Colômbia não desistia e, dois minutos após, diminuiu. Bruno Uvini cometeu pênalti no rápido Castillo que Cardona cobrou – Gabriel quase defendeu.

O jogo ficou então muito disputado. A Colômbia se empolgou em busca do empate, o Brasil devolvia atacando com perigo, o que obrigava os dois goleiros a trabalharem.

Alan Patrick entrou no lugar de Diego Maurício aos 32 minutos. O time continuou com seu esquema ofensivo, com três atacantes, agora com Lucas mais adiantado, pela esquerda, Neymar pela direita e William centralizado.

A Colômbia pressionava, o time brasileiro se defendia com competência e ainda tinha boas oportunidades nos contra-ataques. Aí entrou em cena aquele de quem sempre se pode esperar algo diferente.

Neymar recebeu de William, deixou o zagueiro batido com seu drible marca registrada e chutou forte, colocado, sem defesa, marcando seu quinto gol no Sul-Americano Sub-20. Brasil 3 a 1 e jogo liquidado.

Escalações:

Brasil

Gabriel; Danilo(Galhardo), Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Casemiro(Oscar), Fernando e Lucas; Diego Maurício(Alan Patrick), Willian e Neymar

Colômbia

Mosquera; Arias, Ospina (Saiz), Franco e Viáfara; Cabezas, Miguel, Ortega e Cardona; Castillo e Escobar