Chiquinho Baiano comemora um dos gols do ASA em Varginha
Diferente de outros anos na Série B, onde tinha grandes problemas para vencer fora de casa, o ASA conseguiu um grande resultado na noite desta terça-feira (04) em Varginha, contra o Boa Esporte.
Depois de um primeiro tempo superior, mas sem gols, o time de Arapiraca conseguiu abrir dois gols de vantagem, com Chiquinho Baiano e Lúcio Maranhão marcando e viu o veterano Marcelinho Paraíba descontar. Final de jogo, 2 a 1 para o ASA.
Com o resultado, o ASA deixa a zona do rebaixamento e agora ocupa a 17º colocação, uma posição atrás do Boa Esporte. Na próxima rodada, que acontece na sexta-feira, o ASA recebe o Icasa, enquanto o Boa Esporte vai até Fortaleza enfrentar o Ceará.
O JOGO – 1º TEMPO
Precisando da vitória, principalmente para deixar a incômoda última posição da Série B, o ASA entrou em campo, mais uma vez fora de casa, para enfrentar um Boa Esporte conhecido. Primeiro pelo treinador, Nedo Xavier, que comandou o time na temporada passada e também pelos atacantes Luiz Paulo, ex-CRB e Marcelinho Paraíba, que atuou em grandes times do futebol brasileiro e na seleção nacional.
Com a bola rolando, o ASA desde os primeiros minutos se mostrou mais apto ao jogo e tinha a maior posse de bola, envolvendo o Boa Esporte e tendo mais tranquilidade para chegar ao campo rival. Enquanto isso, os donos da casa esperavam e tentavam surpreender nos contra-golpes.
Não demorou muito para o ASA surpreender e por muito pouco não abrir o placar. O atacante Wanderson recebeu na entrada da área, se livrou de um defensor e bateu forte de direita, com a bola explodindo no pé da trave do goleiro Jonatas.
Antes dos 20 minutos, o ASA já havia chegando novamente e mais uma vez desperdiçou a oportunidade de sair na frente. Lúcio Maranhão recebeu belo passe de Rudiero, protegeu e bateu cruzado, com a bola passando de frente para o gol e o atacante Wanderson chegou atrasado, com a defesa do Boa afastando o perigo.
O Boa Esporte que não atacava, ainda perdeu o seu atacante titular. Marcelo Macedo sentiu uma contusão no púbis e precisou deixar o campo, sendo substituído por Luiz Paulo, jogador que atuou pelo CRB.
Na reta final do primeiro tempo, o ASA diminuiu o ritmo e o Boa Esporte tentou chegar através de bolas paradas e lançamentos, mas a defesa do ASA estava ligada e afastava o perigo. Aos 46 minutos, o primeiro tempo foi encerrado com domínio do ASA, mas empatado sem gols com o Boa.
2º – TEMPO
Na volta para o segundo tempo, com os técnicos pedindo iniciativas diferentes, o jogo tornou-se mais disputado. O ASA continuava saindo mais para o jogo, tocando mais a bola, mas não encontrava a mesma facilidade do primeiro tempo, uma vez que o Boa tentava marcar a saída de bola da equipe alagoana.
Em determinados momentos, por conta de ambas marcações no centro do campo, o jogo ficava truncado. E foi justamente nesse momento, que o ASA conseguiu fazer o que desperdiçou no primeiro tempo: O gol.
GOOOOLLLL DO ASA! Lúcio Maranhão recebe, gira e bate forte para defesa do goleiro Jonatas e no rebote, Chiquinho Baiano bate forte para abrir o placar em Varginha. Boa Esporte 0 x 1 ASA.
O gol empolgou a equipe visitante e abalou os donos da casa, que mais uma vez dormiram no ponto e permitiram que o ASA chegasse ao segundo gol, dessa vez com o artilheiro Lúcio Maranhão, marcando o primeiro em seu retorno ao alvinegro.
GOOOOLLLL DO ASA! Maranhão é lançado, na entrada da área dribla o goleiro Jonatas e com estilo toca para o gol vazio. Boa Esporte 0 x 1 ASA.
Depois dos primeiros minutos equilibrados e depois o “Furacão ASA” que marcou dois gols em três minutos, o Boa Esporte conseguiu respirar e num golpe de sorte e falha do goleiro Gilson, o time da casa diminuiu o marcador.
GOOOOLLLL DO BOA! Marcelinho Paraíba bate falta com força, tentando surpreender Gilson e consegue, com um chute rasteiro e a colaboração do goleiro alvinegro. Boa Esporte 1 x 2 ASA.
Pensando em manter o time forte na defesa e ainda sim ofensivo, o técnico Ricardo Silva tirou o volante Rudiero para entrada do terceiro zagueiro em campo, Tiago Garça, além de tirar Bruno Oliveira, aparentemente cansado, para entrar André Cassaco.
O jogo era equilibrado, mas, faltando cerca de 15 minutos para acabar, era morno, com as duas equipes tentando entrar novamente no jogo, depois das substituições feitas. Melhor para o ASA, que administrava a vitória apertada.
Na reta final do jogo, o Boa Esporte engatou uma pressão para o time do ASA, que tentava assustar nos contra-golpes. Chiquinho Baiano por pouco não marcou aos 41 minutos e o Boa respondeu aos 44, quando Juba bateu forte, para grande defesa de Gilson.
No último minuto Luiz Paulo ainda arriscou e parou em Gilson, que salvou o ASA e garantiu a vitória do time alvinegro. Aos 48 minutos, final de jogo, com vitória do ASA por 2 a 1 sobre o Boa Esporte.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2013 – SÉRIE B
Estádio Melão – Varginha, Minas Gerais
Boa Esporte 1 x 2 ASA
Árbitro: Marcelo Aparecido de Sousa (PR)
Assistentes: Celso Barbosa de Oliveira (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Boa Esporte: Jonatas; Rafinha, Xandão e Airton; Rodrigo Souza(Carlos Magno), Walisson, Petros, Betinho e Marcelinho Paraíba; Marcelo Macedo(Luiz Paulo) e Fernando Karanga(Juba).
Técnico: Nedo Xavier
ASA: Gilson, Osmar(Gabriel), Micael, Fabiano e Chiquinho Baiano; Cal, Jorginho, Rudiero(Tiago Garça) e Bruno Oliveira(André Cassaco); Wanderson e Lúcio Maranhão.
Técnico: Ricardo Silva
Cartões Amarelos: Chiquinho Baiano, Rudiero e Lúcio Maranhão(ASA)
Gols: Marcelinho Paraíba 23min 2ºT(Boa Esporte) – Chiquinho Baiano 9 e Lúcio Maranhão 11min 2ºT(ASA)
