Zagueiro Gabriel fez o único gol da suada vitória leonina
Acabou a sequência de derrotas. A defesa leonina se fechou, teve uma grande atuação e não sofreu um gol sequer. Pelo contrário, marcou! Foi o zagueiro Gabriel quem mandou para o fundo das redes e o Sport venceu o ABC-RN por 1×0, nesta terça (28), na Ilha do Retiro. Tento que brindou a estreia de Marcelo Martelotte com a primeira vitória rubro-negra no Campeonato Brasileiro da Série B 2013.
Há sete partidas o Leão não conseguia sair de campo com a defesa impenetrável. Até entrar em campo, nesta terça, o último jogo que o Sport não sofreu gol foi diante do Vitória da Conquista-BA, pela Copa do Brasil, em 17 de abril. A chegada do técnico Marcelo Martelotte renovou os ânimos na Ilha do Retiro. Se viu, nesta noite, diante do ABC, uma equipe com muito mais vontade.
Dentre os titulares que foram a campo, apenas duas mudanças: Welton entrou na lateral-direita, Felipe Azevedo voltou ao ataque, e Tobi fez dupla de zaga com Gabriel, já que Maurício cumpriu suspensão automática pela expulsão na última partida. Entretanto, o time comandado por Marcelo Martelotte entrou bastante ativo e teve mais chances de abrir o placar.
A dupla formada por Gabriel e Tobi não deu chance ao ataque alvinegro e apenas o Sport jogou na etapa inicial. A primeira grande chance de meter a bola nas redes potiguares veio em cruzamento de Reinaldo. A defesa alvinegra dividiu com Nunes, mas foi Felipe Azevedo quem chegou chutando. Lopes defendeu. E agarrou também quando Reinaldo bateu cruzado, um minuto depois. O Leão tentou em outras duas oportunidades. A primeira foi num chute de fora da área de Lucas. Na Rithely lançou Reinaldo livre de cara com o goleiro Lopes que abafou o tiro e evitou o gol.
Se faltou capricho ao ataque na etapa inicial, sobrou em categoria para o zagueiro Gabriel no início do segundo tempo. Com apenas dois minutos de jogo, Welton recebeu na direita, driblou o marcador e cruzou rasteiro para Felipe Azevedo que dominou e chutou. A bola bateu em Nunes e sobrou para Gabriel mandar a bomba: 1×0.
Seis minutos depois, o Sport chegou bem perto de ampliar a vantagem. Em ótima triangulação rubro-negra, Marcos Aurélio tocou para Lucas Lima, que passou para Nunes. O centroavante, girou, chutou, mas mandou à esquerda da barra. Aos 24, foi a reedição da jogada que originou no gol. Welton passou para Felipe Azevedo, que soltou a bomba. A bola passou rente à trave direita do goleiro Lopes.
A grande chance de liquidar o jogo chegou aos 36 minutos. Lucas Lima encontrou Rithely livre nas costas da defesa alvinegra. O volante fez quase tudo certo: partiu em velocidade, fintou o goleiro Lopes e chutou. Mas, a bola foi, teimosa, para fora. Aos 39, em cobrança de escanteio do ABC, Lino subiu e mandou, de cabeça, no travessão do goleiro Magrão. A equipe potiguar ainda pressionou, mas saiu da Ilha do Retiro derrotada por 1×0.
Com esta vitória na segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Sport anotou os primeiros três pontos e chegou à 11ª colocação. Agora o Leão terá dois adversários fora de casa: o Figueirense-SC (2º), na próxima sexta, e o Guarantiguetá-SP (10º), na terça-feira.
Ficha Técnica
Sport 1
Magrão; Welton (Fábio Bahia), Gabriel, Tobi e Reinaldo; Renan , Rithely, Lucas Lima, Marcos Aurélio (Oswaldo) e Felipe Azevedo; Nunes (Erico Junior). Técnico: Marcelo Martelotte
ABC 0
Lopes; Bileu, Flávio, Vinicius e Lino; Leandro Santos (Rodrigo Santos), Mateus, Jean Carioca e Geovani (Rafael Santiago); Alvinho (Marcílio) e Rodrigo Silva. Técnico: Paulo Porto
Local: Ilha do Retiro (Recife)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho
Assistentes: Thiago Gomes Brigido e Marcos da Silva Brigido (ambos do CE)
Gol: Gabriel (aos 2min do 2ºT)
Cartões Amarelos: Lucas Lima e Nunes (S)
