Numa partida onde os destaques foram o forte sistema defensivo do Estudiantes e o essencial espírito guerreiro do Internacional, a equipe do Rio Grande do Sul venceu o primeiro confronto das quartas de final da Libertadores pelo magro placar de 1 x 0, gol assinalado pelo zagueiro Sorondo, aos 42m, da segunda etapa.
Isso quer dizer que o Colorado gaúcho jogará em La Plata, na partida da volta, com a vantagem do empate ou até mesmo podendo perder pela diferença de um gol, desde que marque tento(s) na casa do adversário. Já o Estudiantes precisará vencer por dois gols de diferença, para seguir em frente e passar às semi-finais da competição mais importante do nosso continente.
Com mais essa vitória, o Internacional, que não perde em casa pela Libertadores há 17 anos, aumentou sua invencibilidade para 15 jogos.
A primeira etapa do disputado duelo, mais parecia um Gre-Nal: muitas faltas e pouca bola rolando. Com uma linha de cinco na defesa, o Estudiantes dificultou bastante as ações ofensivas do Inter.
Se o ataque não estava tendo vida fácil, a defesa por outro lado, não sofreu sustos. Das poucas chances que criou no seu ataque, há de se destacar uma boa e rara troca de passes entre Andrezinho e Walter, que culminou em um chute prensado do meia, com a bola saindo pela linha de fundo.
As coisas na etapa final só melhoraram um pouco após os 18 minutos, com a entrada do veloz Taison na vaga do apagado Walter. Com o time mais rápido, o Colorado teve duas chances de vencer o jogo: Alecsandro e Andrezinho tentaram, mas foram impedidos pelo bom goleiro Orión.
Mas, para a alegria dos mais de 42 mil fanáticos torcedores que lotaram o Gigante da Beira-Rio, quase no final, aos 42 minutos, a torcida soltou o grito de gol com a cabeçada de Sorondo, após boa cobrança de falta de Andrezinho. 1 x 0.
No final, o placar foi justo pelo maior volume de jogo e consequentemente posse de bola, do time dos Pampas. Apesar de ter criadio pouquíssimas oportunidades, o Inter foi, indiscutívelmente, a equipe que mais procurou a vitória.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 1 X 0 ESTUDIANTES (ARG)
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data/hora: 13/5/2010, às 20h15 (de Brasília).
Árbitro: Roberto Carlos Silvera (URU).
Renda/público: R$ 809.090,00 / 40.115 pagantes.
Cartões amarelos: D’Alessandro, Bolívar, Sandro, Nei, Guiñazú (INT); Sánchez, Rodríguez, Sosa (EST).
Gols: Sorondo, 42’/2ºT (1-0).
INTERNACIONAL: Abbondanzieri, Nei (Glaydson, 30’/2ºT), Bolívar, Sorondo e Kleber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho e D’Alessandro (Giuliano, 31’/2ºT); Walter (Taison, 18’/2ºT) e Alecsandro.
Técnico: Jorge Fossati.
ESTUDIANTES: Orión, Fernández, Cellay, Desábato (Benítez, 26’/2ºT), Ré e Rodríguez; Sánchez, Verón, Pérez (Stefanatto, 39’/2ºT); Sosa e Boselli.
Técnico: Alejandro Sabella.