×

Esporte

Com “brasileiros” em campo, Portugal enfrenta a Costa do Marfim

Drogba pode ser a grande ausência da partida

O Grupo G, que é apontado com o mais equilibrado da Copa do Mundo, terá às 11 horas (de Brasília) desta terça-feira, no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, a sua primeira “final”. Portugal e Costa do Marfim enfrentam-se sabendo que o perdedor dificilmente terá chances de se classificar para as oitavas de final, já que ainda terá de encarar o Brasil. A Coreia do Norte é o único “azarão” da chave.

“Acho que a primeira partida é mais importante que a última (contra o Brasil, no dia 25). Vencer o primeiro jogo é fundamental porque traz tranquilidade. Sabemos que temos três confrontos e que duas vitórias classificam. E ganhar o primeiro tornaria tudo mais fácil”, disse o meia Deco, um dos três brasileiros naturalizados que defendem a seleção lusitana – os outros são o zagueiro-volante Pepe e o atacante Liedson.

Portugal tentará na África do Sul ao menos repetir a campanha que fez na Alemanha, há quatro anos, quando chegou às semifinais e ficou em quarto lugar. “(Os jogadores) estão todos bem. É tempo de jogar, acabou a preparação. A única coisa importante para nós são os passes, movimentos bruscos, gols, atitude e espírito de jogo”, afirmou o técnico Carlos Queiroz.

Como na Copa passada, o maior trunfo lusitano continua sendo Cristiano Ronaldo, jogador mais caro do mundo mas que, no entanto, enfrenta um jejum: não marca gols há 16 jogos pela seleção. Na semana passada, o atacante se disse despreocupado com o fato. “Gols são como catchup. Quando começam a sair, vêm todos de uma vez”, afirmou, sorridente. “Quero brilhar neste Mundial e acho que vou conseguir”.

Além de Cristiano Ronaldo, os “brasileiros” Deco e Liédson também são esperanças de boa campanha dos lusitanos na África do Sul. O alagoano Pepe, vindo de uma séria contusão, deverá ficar no banco de reservas.

Se Portugal confia no poder de decisão de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim não sabe se poderá contar com seu principal jogador, o atacante Didier Drogba. Ele se recupera de uma fratura no braço sofrida em um amistoso contra o Japão, há menos de duas semanas, e é dúvida.

“Se Drogba jogará ou não eu não sei. Sou honesto quanto a isso, não sei mesmo. Provavelmente tomaremos uma decisão algumas horas antes do jogo. Mas acho que o único que pode definir isso é o próprio jogador”, disse o técnico Sven Goran-Eriksson. “Ainda que ele não jogue, é o capitão do time e dirige muito bem o time”, afirmou o volante Zokora.

FICHA TÉCNICA:

Costa do Marfim x Portugal

Costa do Marfim – Barry; Eboué, Kolo Touré, Demel e Tiéné; Zokora, Yaya Touré, Tiote e Dindane; Drogba (Gervinho) e Kalo. Técnico – Sven Goran Eriksson.

Portugal – Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Raúl Meireles e Deco; Simão, Cristiano Ronaldo, e Liedson (Hugo Almeida). Técnico – Carlos Queiroz.

Árbitro – Jorge Larrionda (URU).

Horário – 11 horas (de Brasília).

Local – Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth (África do Sul).