Vereadores ligados ao prefeito Israel Saldanha não quiseram participar das comissões
Depois de aproximadamente seis meses da volta do recesso parlamentar em Penedo, a Câmara de Vereadores aprovou na última sessão ordinária do legislativo penedense, realizada na quinta-feira, 08, a aprovação dos nomes que passam a compor, a partir de agora, as comissões parlamentares para o biênio 2011/2012. A escolha dos vereadores para a composição das comissões aconteceu depois de acalorados discursos que estremeceram as paredes do histórico prédio que abriga a casa de leis.
Por duas vezes ao longo do processo de indefinição para formar as comissões pela falta de consenso entre os vereadores, o presidente da casa teve que formar provisoriamente a comissão de justiça a fim de aprovar projetos enviados pelo executivo, essenciais para o bom funcionamento dos serviços públicos, principalmente na área da educação.
Na sessão que antecedeu a formações das comissões, o presidente Manoel Messias Lima, o Messias da Filó (PDT), havia informado que não seria justificada a falta de nenhum edil na última semana, entendo que a ausência dessas comissões parlamentares travariam os serviços públicos do município, prejudicando diretamente a população penedense que sentiria na pele as consequências devido a falta de aprovação de alguns projetos do executivo.
Bloco DEM/PSDB desiste de integrar comissões
O bloco formado pelos vereadores Raimundo Souza e Mário Reis (DEM) e pela vereadora Ivana Toledo (PSDB), justificaram em plenário suas vontades de não participarem de nenhuma comissão parlamentar. Cada um, dentro de uma linha lógica de justificativa, procurou poupar críticas aos colegas de câmara e apenas expuseram que a decisão do bloco era a de não participar.
Decisão foi acompanhada por mais dois vereadores
Acompanhando a decisão do bloco DEM/PSDB, o vereador Marival Oliveira (Sargento Marival – PMDB) justificou sua decisão de não participar das comissões, uma vez que dois companheiros de partido já estariam representando a legenda partidária na composição das comissões parlamentares. O vereador José Vormil, o Bio Idalino do PMN, apesar de ser o único representante do partido na câmara, também afirmou em plenário que não gostaria de participar do processo de formação das comissões, já que sua agremiação partidária não havia opinado sobre a sua posição.
Com quatro vereadores disponíveis para compor as comissões, o presidente Manoel Messias que não participa do processo integrando nenhum dos cargos, formou junto com os colegas as comissões de Finanças, Justiça e Fiscalização, sendo composta todas elas por dois vereadores que integram a base de oposição ao prefeito Israel Saldanha (DEM).
Formação das Comissões
Para presidir a Comissão de Justiça foi escolhido o vereador Derivan Thomaz (PMDB). Ficando como relator o legislador Alcides de Andrade Neto (Cidoca – PR) e como membro o vereador Armando Lima,o Mano da Caçamba do PTB.
Na composição da Comissão de Finanças, Cidoca assumiu a presidência, enquanto os vereadores Josué Silva (Bili Marques – PMDB) e Mano, assumiram respectivamente os cargos de relator e membro.
A Comissão de Fiscalização por sua vez ficou composta pelo vereador Bili Marques, sendo respaldado nos trabalhos pelos companheiros de legislatura Mano e Cidoca, que assumiram como relator e membro, respectivamente.
