Skip to content

Com apoio do Governo de Alagoas, projeto de pesquisa “O Poster” será lançado nesta sexta-feira (5)

  • Home
  • Alagoas
  • Com apoio do Governo de Alagoas, projeto de pesquisa “O Poster” será lançado nesta sexta-feira (5)

Blog

Com apoio do Governo de Alagoas, projeto de pesquisa “O Poster” será lançado nesta sexta-feira (5)

O projeto de pesquisa audiovisual intitulado “O Poster: grandes notícias em uma única imagem”, elaborado pela artista e pesquisadora Bruna Teixeira, iniciado em 2023, finalmente tem sua data de lançamento confirmada para a próxima sexta-feira, 05 de março. Este projeto estará disponível gratuitamente para consulta no site da Sapatilhas de Arame – Artes Escritas e Visuais (www.sapatilhasdearame.com), prometendo oferecer uma rica experiência audiovisual aos interessados.

Com o compilado de 400 artes gráficas do cinema alagoano, incluindo uma grande coleção de pôsteres, títulos dos filmes e suas sequências de abertura, o objetivo da artista é extrair dos cartazes de cinema, o que alucina e a capacidade de expressar o filme, simplesmente com uma imagem; investigar o projeto de lettering para também possibilitar avaliar questões mais técnicas, como a construção das letras, composição, espaçamento e ritmo das palavras; além das fontes mais utilizadas e escolhidas para narrativa, criando relações com o tipo cinematográfico, documentário, ficção, experimental e híbrido.

Bruna destaca que seu desejo agora é acompanhar o desenvolvimento dos futuros cartazes do audiovisual alagoano. “A pesquisa possibilitou reunir um acervo relevante para novas investigações e invenções gráficas, para que nós mesmos, cineastas locais, possamos continuar a pensar com criatividade e ousadia, nossos futuros títulos e cartazes”, disse a artista.

Com o papel de ser um estudo pioneiro em Alagoas, a iniciativa foi selecionada e aprovada por meio do VI Edital de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas – Prêmio Pedro da Rocha, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também