Skip to content

Com a presença de juiz de Penedo, TJ realiza evento sobre o último brasileiro enforcado

  • Home
  • Cultura
  • Com a presença de juiz de Penedo, TJ realiza evento sobre o último brasileiro enforcado

Blog

Com a presença de juiz de Penedo, TJ realiza evento sobre o último brasileiro enforcado

Evento será realizado no pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas – Foto: Divulgação

Com a presença do juiz de Penedo, o Tribunal de Justiça de Alagoas, em parceria com o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário do estado, realizará um grande evento na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, com o tema “O último brasileiro enforcado do Império: a história e o processo”.

O evento, que contará com palestra e visitação ao museu do Poder Judiciário, terá a participação do juiz de Penedo, Claudemiro Avelino, que também é curador do CCM e historiador, e do jornalista e escritor Sérgio Moraes.

A palestrante do evento será Hilda Couto Monte, advogada, mestra em Direito pela UFAL, professora universitária, historiadora e escritora, que fornecerá certificação para os estudantes que estiverem presentes, a fim de servir como horas complementares. O desembargador Orlando Rocha Filho, vice-presidente do TJ-AL, será o responsável pela abertura do evento, que acontecerá às 18h30min, no plenário do tribunal.

De acordo com o juiz Claudemiro Avelino, o evento é destinado aos acadêmicos de História e Direito, mas qualquer pessoa interessada no assunto pode aproveitar essa oportunidade para conhecer um pouco mais da história envolvendo o último brasileiro enforcado do Império.

“Durante o evento será exposto o processo original de 1876, que trata do último enforcamento oficial no Brasil, com intervenção de Dom Pedro II, em desfavor do escravizado Francisco, além da foto do juiz da causa e de outros objetos históricos. Prestigiem!”, declarou o magistrado penedense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também