Com a presença do juiz de Penedo, o Tribunal de Justiça de Alagoas, em parceria com o Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário do estado, realizará um grande evento na próxima segunda-feira, dia 6 de maio, com o tema “O último brasileiro enforcado do Império: a história e o processo”.
O evento, que contará com palestra e visitação ao museu do Poder Judiciário, terá a participação do juiz de Penedo, Claudemiro Avelino, que também é curador do CCM e historiador, e do jornalista e escritor Sérgio Moraes.
A palestrante do evento será Hilda Couto Monte, advogada, mestra em Direito pela UFAL, professora universitária, historiadora e escritora, que fornecerá certificação para os estudantes que estiverem presentes, a fim de servir como horas complementares. O desembargador Orlando Rocha Filho, vice-presidente do TJ-AL, será o responsável pela abertura do evento, que acontecerá às 18h30min, no plenário do tribunal.
De acordo com o juiz Claudemiro Avelino, o evento é destinado aos acadêmicos de História e Direito, mas qualquer pessoa interessada no assunto pode aproveitar essa oportunidade para conhecer um pouco mais da história envolvendo o último brasileiro enforcado do Império.
“Durante o evento será exposto o processo original de 1876, que trata do último enforcamento oficial no Brasil, com intervenção de Dom Pedro II, em desfavor do escravizado Francisco, além da foto do juiz da causa e de outros objetos históricos. Prestigiem!”, declarou o magistrado penedense.