×

Alagoas

Com 70% de ocupação, Centro de Inovação do Polo Tecnológico fortalece empresas locais

Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT) de Alagoas

Com uma edificação moderna, localizada em uma das áreas mais valorizadas de Maceió, o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT) de Alagoas, no bairro de Jaraguá, já está 70% ocupado, abrigando 17 empresas de base tecnológica – incluindo uma multinacional espanhola – além de parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). O CIPT, construído pelo Governo do Estado, é o maior hub de inovação de Alagoas e poderá ser utilizado por toda a população com espaços abertos ao público e estações de trabalho com acesso a internet gratuita.

Gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) , o Polo possui 6.130 m² de área construída, com 42 salas para empresas de pequeno, médio e grande porte; três salas de reunião, sendo uma por andar; auditório para 330 pessoas, 92 vagas de estacionamento, dois galpões multiuso, espaços interativos, seis salas destinadas a parceiros, quatro de informática e duas de treinamento.

O ambiente, que fortalece as empresas locais e atrai novos empreendimentos voltados para o desenvolvimento de soluções em tecnologia nos setores público, privado, universidades e centros de pesquisa, contribui diretamente com a melhoria da competitividade das empresas e estimula o desenvolvimento econômico do estado, ao promover o empreendedorismo e a inovação.

O superintendente da Secti, Pedro Ivo, destaca que o Centro tem o papel fundamental de fortalecer os laços entre a tríplice hélice: “A capacidade dele é muito grande em articular governo, mercado e academia. No CIPT serão rodados os principais programas de incentivo e fomento ao empreendedorismo e inovação, além da presença das empresas, desenvolvendo um sólido ecossistema. É um espaço fundamental na geração de emprego e renda, incentivando o diálogo entre os diversos atores da CT&I e transformando a realidade de vários jovens ao capacitar uma grande quantidade de pessoas para um mercado que é fundamental para o bom desenvolvimento de Alagoas.”, disse.

Para fazer parte da rede de empresas de base tecnológica que compõem o CIPT, basta acessar a plataforma cadcti.al.gov.br e seguir todas as instruções.

Empresas que já fazem parte do CIPT

Dicas Digitais – Empresa com foco em Marketing e cursos voltados para o mercado digital.

HEMAV – Empresa espanhola com foco em I.A para o setor agrícola.

XPD Tecnologias – Empresa que acelera o processo de inovação dos clientes com soluções tecnológicas.

I.Soluções – Empresa com soluções para infraestrutura de T.I empresarial.

Cit Tecnologia – Empresa de consultoria e suporte em tecnologia.

H8 Publicis – Empresa especializada em Marketing, redes sociais, design e planejamento.

Foco Sistemas – Empresa que fornece gestão de tecnologia para aumentar lucro.

Live Sistemas – Empresa de software em nuvem e apps de gestão.

Handtalk – Empresa que conecta pessoas e empresas por meio de acessibilidade digital.

Start – Empresa de soluções tecnológicas para o agronegócio.

Fort3 Solar – Empresa especialista e que desenvolve pesquisa sobre energia solar.

Go Nube – Empresa especialista em cloud computing (computação em nuvem).

Id5 Agência Digital – Empresa de marketing digital.

Aéreo Projetos – Empresa para soluções de gerenciamento de projetos.

Weni – Empresa de automação de comunicação.

Certame – Empresa de assessoria e consultoria no registro de marcas, patentes, desenho industrial e software.