É difícil descrever a dor causada pelas cólicas menstruais, não é? Há diversas maneiras para aliviar, como um bom banho na banheira! Mas é claro que nem sempre é possível entrar na banheira de hidro, por isso vamos dar outras dicas também! Continue lendo para anotar!
De acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, 76% das mulheres brasileiras sofrem com as cólicas menstruais. Deste total, 59% também possuem dor de cabeça e 46% se queixam de dores nas costas durante o período menstrual.
Banho na banheira
Se passar alguns minutos na banheira de hidromassagem é bom em qualquer dia, imagina quando você está “naqueles dias”? Relaxar a mente e corpo é ainda mais necessário.
Ginecologistas explicam que a água quente ajuda os músculos a relaxarem, diminuindo as dores da cólica. Por isso, ficar imersa na banheira com hidro é uma ótima maneira de aliviar as cólicas.
Não podemos esquecer que a TPM, além das cólicas, também aumenta o estresse em muitas mulheres. As banheiras são grandes aliadas nessa questão, uma vez que promovem a sensação de bem-estar.
Bolsa de água quente
Sabemos que nem sempre dá para entrar na banheira para aliviar as terríveis dores, mas é possível utilizar a mesma lógica fora dela. A dica é usar bolsas de água quente e colocar em cima da barriga.
Beber chá
Um chá quente também pode ajudar no relaxamento. Especialistas dizem que não há comprovação científica de que o consumo de chá ajude a diminuir cólicas, mas muitas mulheres se sentem melhor.
Fazer atividades físicas
Além da água quente da banheira simples, outra dica para diminuir as cólicas é praticar atividades físicas. Não é fácil sair da posição mais confortável na cama, mas a melhora é comprovada.
De acordo com ginecologistas, os exercícios físicos ajudam a eliminar substâncias que estimulam a contração do útero. Também não podemos esquecer que os exercícios liberam o hormônio do bem-estar. Coloque uma roupa confortável e faça a sua modalidade preferida!
Faça algo que você gosta
Para se distrair, faça algo que você gosta. Pode ser desenhar, pintar, escrever ou qualquer outro hobby. O importante é que a tarefa não cause mais estresse, piorando as dores.
Use óleos essenciais
Óleos essenciais também podem ajudar. Você pode escolher o que mais gostar e fazer massagens suaves no abdômen, uma vez que diminui a tensão muscular.
Tome remédio
O remédio é a opção mais prática, principalmente nos momentos em que não estamos em casa. Há diversos medicamentos, sendo que cada mulher prefere um. Você pode pedir recomendações do seu ginecologista.
Consulte um ginecologista
Consultar um médico especialista regularmente e em casos de cólicas intensas é fundamental para a sua saúde.
Seja na banheira hidro, atividades físicas ou qualquer outra maneira, o importante é você aliviar as dores!
